Especial Cruce 2016 – Fique livre de lesões
16/12/2015Especial Cruce 2016 – Dicas para Trail Running #2
14/01/2016A equipe da Webtreino Trail virou o ano empenhada nos treinamentos para o El Cruce 2016, uma das provas de montanha mais tradicionais da América do Sul. Serão 3 dias de competição, num desafio que exige muito dos atletas, tanto na prova quanto no período de treinamento.
Agora que o treinamento entra na fase mais importante, ganhando em especificidade e volume, preparamos algumas dicas para os nossos corredores off-road, tanto para os novatos quanto para os mais experientes. Aqui vai a primeira parte:
As trilhas sempre mudam
Uma das coisas mais legais do trail running é que cada trilha tem suas próprias características e desafios. Além disso, mesmo conhecendo muito bem os caminhos por onde você mais treina, as condições climáticas podem alterar constantemente o terreno, transformando a trilha e trazendo novas surpresas e obstáculos ao terreno. Por isso, mantenha sempre a atenção e aproveite as novidades!
Deixe o seu pace em casa
Os treinos e provas off-road são um desafio à parte. Estipular metas de tempo de acordo com a distância, como se faz na rua, por exemplo, pode ser um grande erro. Deixe de lado aqueles cálculos de pace, abrande o seu ritmo e concentre-se na trilha. Com o tempo, você desenvolverá um sentido especial para lidar com as diversas situações e ritmos das trilhas.
Mantenha-se em segurança
Quando sair para as trilhas, procure ir em grupo, diga a alguém todo o seu itinerário e tenha um celular. Planeje também todo o curso e leve mais mantimentos do que o necessário.
Conheça as regras dos lugares
As trilhas demarcadas em montanhas ou florestas costumam ter regras de utilização, tais como horários e limites de uso. Fique por dentro de tudo, siga as instruções da pessoa responsável pelo treino e nunca deixe vestígios ou lixo na trilha.
Sempre mantenha a atenção
Pode ser tentador olhar para a natureza em torno de você, mas isso pode te levar a tropeçar, cair ou se machucar. Se você quiser aproveitar a paisagem, caminhe lentamente ou pare. Caso contrário, mantenha sempre a atenção na trilha e procure prever os seus passos focando alguns metros à frente. Com o tempo e a prática, você começará a saber instintivamente qual a melhor linha de corrida, mantendo-se sempre em segurança.
Desenvolva o seu ritmo
Sempre administre o seu nível de esforço. Você pode utilizar monitores de frequência cardíaca ou simplesmente “escutar” o seu corpo. Isso te ajudará a desenvolver um ritmo de trilha, que funcionará bem para as diversas situações que surgirão ao longo dos treinos e provas.
Bons treinos a todos!