10 sinais de que você é um(a) triatleta muito dedicado(a)
01/11/20225 princípios básicos de corrida
27/03/2023Já estamos nos últimos dias de 2022 e, dependendo de como foi o seu ano, ao olhar para frente você pode até estar pensando numa pausa merecida, ou até mesmo em não pensar nem fazer nada por algum tempo. No entanto, seja qual for a sua situação, esse é o momento perfeito para planejar a próxima temporada.
Imagine sua próxima temporada como um grande quebra-cabeça, cujas pequenas peças vão se juntando apenas com tempo e paciência, para só então começarem a mostrar a imagem perfeita: uma temporada de treinos e provas consistente, com melhoras de performance, sem lesões, motivação permanente e objetivos alcançados.
Como em qualquer quebra-cabeça, uma boa estratégia é encontrar e encaixar primeiramente as bordas. E é pensando nisso que preparamos essas 3 dicas que vão lhe ajudar a planejar uma temporada perfeita:
Olhe para trás
Antes de seguir em frente e tentar melhorar, é importante olhar para trás e se perguntar:
- Consegui alcançar meus objetivos neste ano?
- O que funcionou bem e por quê?
- O que não funcionou tão bem e por quê?
São perguntas básicas que podem te dar os primeiros passos para que você estabeleça novos objetivos.
Defina metas para este e (quem sabe) os próximos anos
As metas nos orientam e, quando bem elaboradas, são um fator preponderante na manutenção da motivação.
Você pode estabelecê-las de acordo com certos níveis, pois algumas metas necessitam de outras que te levem até lá, e assim sucessivamente. Dessa forma, é importante ter em mente tanto os objetivos finais quanto os passos para você chegar onde quer.
Suponha que você queira baixar em alguns minutos o seu tempo no IRONMAN Florianópolis. A partir daí, você deve encarar as possibilidades para que isso se concretize, estabelecendo alguns passos para alcançar seu objetivo.
Pouco adianta imaginar objetivos ambíguos e sem planejamento.
Por exemplo, não basta apenas querer “pedalar mais rápido no IRONMAN”. Metas mais precisas e graduais são muito mais eficientes. Para isso, o primeiro passo a ser tomado é conversar com seu técnico. Ele poderá lhe dizer como e também montar um planejamento para que você aumente a velocidade num Olímpico do começo do ano e naquele 70.3 um pouco mais tarde, para então pensar mais concretamente nos 180km do IRONMAN.
Para isso, pode ser que você tenha que encaixar mais alguns treinos na sua rotina, ou fazer outros trabalhos específicos. Isso tudo envolverá alguns esforços adicionais que, sem aquela meta estabelecida lá atrás, fariam pouco sentido e apenas te levariam a um desgaste maior.
Defina as suas provas estrategicamente
Escolher provas dentro dos seus objetivos é um dos pontos essenciais para uma boa temporada. Avalie os seus pontos fortes, aquilo que pretende melhorar e estabeleça um calendário (sem exagerar) para não perder o ritmo de competição. Considere também o seu orçamento, a disponibilidade de viajar e o seu tempo disponível para treinar.
De maneira geral, quanto mais longa a prova, mais tempo de treino e mais custos envolvidos. Por isso, se você sabe que o seu trabalho irá tomar muito do seu tempo nos primeiros meses do próximo ano, escolher um Long Distance perto da sua cidade pode ser uma escolha melhor que aquele IRONMAN dos seus sonhos.
De todo modo, para se ter uma boa temporada no ano que vem, o mais importante é refletir bem e planejar. Isso fará uma grande diferença mais tarde, te levando a ter metas e seguir em frente até alcançá-las.
Bons treinos!