Planeje agora a sua próxima temporada
08/12/2015Especial Cruce 2016 – Dicas para Trail Running #1
02/01/2016Dia 11 de fevereiro começa o El Cruce 2016, umas das provas de montanha mais tradicionais da América do Sul. Serão 3 dias de competição, num desafio que exige muito dos atletas, tanto na prova quanto no período de treinamento.
E para chegar 100% em fevereiro, além de um bom planejamento, alguns cuidados com lesões são essenciais e podem fazer toda a diferença para um bom andar da carruagem:
Escute o seu corpo
Ouça o seu corpo durante todo o período de treinamento, ao invés de simplesmente seguir monitores de frequência cardíaca, gadgets, relógios GPS, etc. Toda essa tecnologia pode te dar números interessantes e acompanhamentos detalhados, mas também pode te fazer esquecer que ninguém sabe melhor sobre o seu corpo do que você mesmo.
Cuidado com lesões antigas
Se você se recuperou de uma lesão recentemente, tenha cuidado para que ela não volte. Não hesite em manter algumas rotinas e exercícios utilizados anteriormente para sarar a lesão. Você também pode adotar algum trabalho específico e alongamento para a região, visando a prevenção.
Trabalhos de força
Seja em casa, na academia ou estúdios em geral, os trabalhos de força previnem lesões e ainda promovem o ganho de resistência e velocidade. Ainda mais se considerarmos a grande a variedade de grupos musculares trabalhados, o impacto das trilhas e o grande trabalho de força nas subidas.
Tenha paciência
A maioria das lesões começam com pequenas dores ou desconfortos. Nesses casos, a ânsia em manter o ritmo e não perder nem um dia de treino pode levar a lesões mais graves e difíceis de curar. Tenha paciência e avalie bem as situações. Pequenas dores podem ser tratadas em períodos curtos de tempo. Também não tente apressar a recuperação, pois isso pode apenas piorar as coisas.
Aquecimento
Siga à risca as determinações do seu técnico quanto ao aquecimento nos treinos. Esse é o período perfeito tanto para “acordar” o seu corpo quanto para ouvi-lo. Com a experiência, no aquecimento você já saberá se hoje é um bom dia para fazer ou não força nas subidas, por exemplo.
Desaquecimento
Do mesmo modo que o aquecimento, terminar os treinos de forma gradual é uma boa maneira de colocar os músculos em ordem, evitando que movimentos ou paradas bruscas possam prejudicar a sua recuperação ou até mesmo te levar a algo mais complicado.
Essas e outras práticas devem fazer parte da rotina de qualquer atleta de trail running, devendo ser incorporadas aos treinamentos. Pode não ser tão divertido quanto as trilhas ou tão satisfatório quanto uma bela paisagem, mas definitivamente valem a pena.
Bons treinos!