Especial Cruce 2016 – Dicas para Trail Running #1
02/01/2016Palestra + Treino com Ariane Monticeli
25/01/2016Continuamos hoje com a nossa série de dicas para Trail Running, voltada especialmente aos nossos atletas da Webtreino Trail, que estão a todo vapor na preparação para o El Cruce 2016, e também para aqueles que buscam mais informação sobre as corridas off-road.
Cuidado com os obstáculos
Correr sobre árvores caídas, pedras, espelhos d’água, lama ou areia exige certo cuidado e muito treino. Procure se acostumar e desenvolva boas técnicas antes de tentar transpor os obstáculos com mais rapidez. Nesses casos, o melhor é progredir lentamente até que o seu corpo esteja bem fortalecido e a sua experiência seja suficiente para tentar movimentos mais ousados.
Invista num bom par de tênis
O trail running exige um bom par de tênis específicos para a modalidade. Eles diferem dos tênis de rua, que costumam ter perfis mais baixos. No caso dos tênis para trail, o acabamento reforçado e o solado mais robusto contribuem para uma melhor tração em trilhas enlameadas, molhadas e obstáculos. Na hora de escolher o seu, preste muita atenção no encaixe e conforto, tendo em mente que a longa duração das provas costumam inchar os pés, além das passagens por água, que exigem uma boa ventilação e drenagem dos materiais.
Cuidados gerais
Não seria demais dizer que um bom protetor solar é essencial para os treinos e provas. Óculos também ajudam, já que ajudam com a luminosidade e protegem contra insetos, galhos e arbustos. Bonés e sprays evitam picadas de insetos e carrapatos. Muitos atletas também apostam nas polainas e meias longas, que ajudam a manter a sujeira fora dos tênis.
Sempre mais água
Levar sua própria hidratação para as trilhas é obrigatório. Também é prudente ter sempre mais do que você imagina necessário, pois você nunca sabe exatamente quanto tempo irá demorar para concluir o percurso. Clique aqui, confira três maneiras de carregar seus líquidos e escolha a sua.
Considere usar as Trekking poles
Trekking poles são aqueles bastões que os corredores de montanha costumam carregar nas provas. O uso delas é relativamente fácil, e em provas com desnível relevante, o uso dos bastões reduz o nível de fadiga, otimizando e dando mais velocidade para a caminhada.
Bons treinos!