5 sinais de que você está pronto(a) para fazer um Ironman
06/04/2016Rumo ao Ironman Florianópolis: Marcelo Balzer
13/05/2016Participar de um Ironman é um grande desafio. Por mais que você treine, para completar 3.8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida você deverá enfrentar diversas emoções e sensações que fogem da esfera do treinamento físico e exigem uma grande preparação mental e emocional.
A excessiva duração da prova e os meses de preparação são apenas alguns dos motivos para deixar sua mente cheia de pensamentos. Diante disso, cabe distinguir o que é útil ou não, para então poder tirar algumas lições e ensinamentos que te deixarão mais forte.
Daí a importância do desenvolvimento de uma força psicológica antes da prova, te deixando mais confiante e preparado(a) para os desafios do dia D.
Hábitos mentais pré-treino
Os treinos são peças fundamentais não só para a preparação física, mas também a mental. Antes de treinos desafiadores, como longos e simulados, é importante tomar decisões sobre sua atitude, criando processos e objetivos com base nos propósitos do treino. Visualizar de antemão o que deseja alcançar, decidir-se e trabalhar com isso durante os treinos, fazendo o máximo para alcançar o que planejou é uma das formas de reforçar a força do trabalho mental. Assim, se você se mostrar consistente ao longo dos treinos, são grandes as chances de se dar bem nesse aspecto durante a prova.
Atitude
O desconforto faz parte de diversos treinos. Ele é um dos fatores primordiais do aprendizado nos treinos, pois te desafia a manter o foco naquilo que você está fazendo, e não naquilo que você está sentindo. A tarefa não é fácil, pois as emoções e sentimentos tendem a ser escorregadias, te levando a oscilar entre fases boas ou ruins em curtos períodos de tempo.
Os treinos longos são essenciais nesse aprendizado. Com eles, percebemos que dentro de horas ininterruptas de atividade física, a oscilação faz parte do jogo. Por isso, momentos ruins, onde a mente é pura negatividade, não devem ser encarados como o decreto de uma situação incontornável.
Nesses momentos, afaste-se do que você está sentido e foque no que está fazendo. A ação pode ser a chave nessas situações. Respire, relaxe, mantenha-se dentro de uma certa cadência e tenha paciência. Isso pode abrir espaço para pensamentos positivos, aumentando a sua confiança e fazendo com que você retome os trilhos planejados.
Enfrente suas dificuldades
Os desafios e grandes projetos fazem parte da vida de todos nós. Seja um Ironman, um doutorado ou um novo cargo numa empresa, por maior que a coisa pareça ser, tudo é altamente gerenciável com a abordagem correta.
Para enfrentar bem as situações que estão pela frente, um dos caminhos é avaliar os medos e dificuldades que você tem. O ciclismo exige confiança na bicicleta, além das habilidades necessárias com o manejo dos equipamentos. A natação em águas abertas pode ser motivo de pânico para muitos. Dezenas de quilômetros de corrida podem ser um choque para outros. Mas se você quer algo grande, esses aspectos não podem inviabilizar seus projetos.
Coloque o que te assusta ou dificulta na sua frente e decida que irá superar essa situação. Recuse-se a ficar preso ou paralisado, reforce ações positivas e lide com as dificuldades. Certamente você seguirá em frente, superando o que parecia ser difícil e aumentando a sua confiança não só no dia da prova, mas também com as provações ao longo da vida.
Nos vemos na linha de chegada!