Expectativas que o seu treinador tem sobre você
14/03/2016A preparação mental para um Ironman
09/05/2016A decisão de fazer um Ironman não deve ser feita com pouco ânimo. Não importa qual o seu nível como atleta, o treinamento exige muito empenho e preparação. E mesmo que as pessoas partam de níveis diferentes de acordo com a capacidade física e a experiência com o triathlon, há uma parte do caminho que todos enfrentam igualmente: estar ou não pronto(a) para o treinamento de um Ironman.
Os sinais a seguir são bons indícios de que você está pronto(a). Confira:
#1 Você gerencia bem o seu tempo
Organizar calendários e horários não são problemas para você? Bom! Pois treinar para um Ironman significa organizar seu tempo para os treinos quase todos os dias da semana. E pode até parecer contraditório, mas quanto mais a pessoa está acostumada a ter uma agenda cheia, mais ela está pronta para um Ironman, principalmente se ela for capaz de se reorganizar diante de mudanças inesperadas e muitos compromissos.
Para a maioria dos atletas amadores, treinar de 12 a 20 horas por semana exige não só comprometimento e disposição, mas também muito jogo de cintura na hora de lidar com trabalho, reuniões, família, lazer e treinos.
Mas sem desespero! Muitas pessoas que resolvem encarar esse desafio, acabam se ajustando tão bem quanto aos compromissos que ainda conseguem umas horas de tempo livre, coisa que antes imaginavam não ser possível.
#2 Você sabe se moderar
Às vezes, treinar bem para um Ironman requer responsabilidade diante das prioridades. Festas e encontros não precisam ser eliminados, mas o exagero com horário, comida e bebida não é um bom caminho. Diante disso, suas decisões devem sempre levar em conta o melhor para o seu corpo e foco. Esticar uma noitada pode estragar o treino do próximo dia. Do mesmo modo, cometer exageros após um treino extenuante podem te levar a uma recuperação deficiente, adoecimento ou até lesões.
Por isso, divirta-se, mas com moderação!
#3 Você tem um sistema de apoio
Sem dúvida, detrás de alguém que está se preparando para um Ironman está um bom sistema de apoio. Horas e horas semanais de treino significam que você ficará um pouco aquém em outras áreas da sua vida. Por isso, contamos com amigos e familiares, não só para ajudar a assumir responsabilidades nos momentos em que você estará ausente, mas também para oferecer apoio e incentivo quanto parece ser mentalmente impossível manter a motivação no treinamento.
#4 Você sabe lidar com contratempos
O ciclo de treinamento para um Ironman dura meses. Tempo mais que suficiente para que incidentes aconteçam diversas vezes. Treinos perdidos, ferimentos, doenças, sem contar os pneus furados, imprevistos com o clima e falhas de nutrição.
Diante disso, ser um bom atleta é saber lidar com essas experiências, transformando-as em referências para o futuro. Do ponto de vista emocional, é importante perceber que o fracasso de um dia não significa uma falha geral. Os percalços não serão poucos, mas em todos eles você deverá erguer a cabeça para continuar o caminho.
#5 Você é capaz de se compreender
Compreender o seu plano de treinamento é apenas uma parte da equação no caminho para um Ironman. A outra parte, e talvez a mais difícil, é entender a si mesmo. Ser um atleta de resistência significa conhecer o seu corpo física e mentalmente. E isso quer dizer que não basta monitorar frequência cardíaca, respiração, técnica e cadência, mas também lidar com as suas emoções, energia e humor.
De fato, todos nós temos aquela voz na cabeça, que às vezes procura nos fazer desistir ou amenizar os desafios. Cabe aprender a ignorá-la, tendo a consciência necessária para entender o que está por trás daquela “vontade” e, só então, tomar a decisão correta e seguir em frente.
E aí, sentiu que pode encarar o desafio?