5 pontos para você melhorar sua performance na natação - Webtreino

5 pontos para você melhorar sua performance na natação

Muitos triatletas iniciam no esporte sem terem uma base anterior na natação. Além disso, poucos dispõem de tempo extra para se dedicar à modalidade, dificultando a melhora da técnica e rendimento.

De fato, a natação é um esporte muito técnico. Ao se movimentar num ambiente aproximadamente 800 vezes mais denso que o ar, pequenos erros podem resultar em mais arrasto e menos eficiência, provocando mais cansaço e lentidão. Por isso, mesmo que você não venha a se tornar um exímio nadador, alguns pontos simples podem ser melhorados para que você alcance uma performance satisfatória.

#1 Respiração como ponto de partida

Os erros com a respiração são muito comuns entre os nadadores menos hábeis. Muitos expiram o ar somente quando estão com a cabeça quase ou totalmente rotacionada (com a boca e nariz fora da água). Para isso, eles seguram o ar durante um bom tempo e inspiram apenas rapidamente, ocasionando uma respiração demasiadamente rápida e ineficiente.

Quanto mais ar nos pulmões, maior a flutuabilidade do peito e maior a chance das pernas afundarem. Por isso, expirar livremente quando sua cabeça está voltada para baixo irá liberar a tensão pulmonar e deixará a inalação mais fácil quando você virar a cabeça para respirar.

#2 Visualize sua braçada

Nesse ponto, seu treinador pode observar e até mesmo fazer um vídeo da sua braçada. Vendo-se nadar você entenderá melhor o que está fazendo de errado, facilitando a correção da técnica. É muito importante enfrentar seus pontos fracos, antes que eles se tornem hábitos.

#3 Use o pé-de-pato (nadadeira)

As nadadeiras são ferramentas excelentes para melhorar sua braçada e respiração. A propulsão extra nas pernas te deixam mais livre para focar na correção do seu nado. Como bônus, as nadadeiras ainda ajudam a melhorar a flexibilidade dos tornozelos.

#4 Seja paciente

Melhorar sua natação normalmente requer a mudança de hábitos. De fato, vai levar algum tempo até que você perceba as melhorias. Seja paciente e continue a executar os exercícios, entendendo que as mudanças na técnica envolvem um estranhamento inicial, ainda mais quando os movimentos já estão “gravados” há tempos. Por isso persista, mesmo que no começo tudo pareça antinatural. Após alguns treinos você irá perceber que as mudanças estão produzindo os efeitos esperados.

#5 Nade com frequência

Você vai precisar de frequência para desenvolver uma boa natação. É mais produtivo estar na piscina três vezes por semana para sessões mais curtas que focar em duas com sessões mais longas.

E para qualquer caso, procure o seu treinador, tire suas dúvidas, participe das turmas disponibilizadas pela assessoria ou clubes e empenhe-se, pois alcançar outro nível na água valerá a pena.

Bons treinos!

Webtreino
Webtreino
A Webtreino surgiu no ano de 2000, sendo a empresa pioneira na área de Assessoria Esportiva em Curitiba e uma das primeiras no Brasil.
Simple Share Buttons