5 pontos para você melhorar sua performance na natação
06/06/2016Entrevista Mundial IM 70.3 2016 – Vanusa Alberti
18/09/2016Cada atleta tem as suas particularidades, respondendo de forma singular aos estímulos e caminhos propostos pelo treinador. É assim que, mesmo com uma base determinada de acordo com eventos e ciclos específicos, o treinamento individualizado sempre tende a sofrer ajustes – fazendo com que a experiência e treinos de cada atleta sejam os mais satisfatórios possíveis.
Mas, para que você obtenha o melhor de sua experiência no treinamento, há algumas coisas que você precisa fornecer como atleta. Dentre elas, talvez o mais importante seja uma comunicação clara e consistente com seu treinador.
Segue algumas dicas para que você dê as informações certas nessa hora:
Comunicação é essencial
WhatsApp, telefone, email… No mundo atual, parece cada vez mais fácil se comunicar. Mesmo assim, a verdade é que a falta de comunicação com os técnicos talvez seja a maior razão para que os atletas não se beneficiem plenamente do treinamento.
Num primeiro momento, é essencial que o treinador saiba das suas expectativas. Não só em torno do treinamento e provas, mas também os seus objetivos gerais e detalhados, limites, particularidades de horário, lesões, receios etc.
Registre seus exercícios
Nada melhor do que mostrar um trabalho bem feito, certo? Com os treinos isso não deve ser diferente. Faça o upload dos seus exercícios na nossa plataforma online. Esses dados permitem ao treinador saber o que você está fazendo, como seu corpo está respondendo à carga de treino e como está o seu progresso.
Faça comentários
Aliado ao upload de dados, os comentários sobre os treinos são uma excelente ferramenta para que o treinador saiba como você está se sentindo. Na plataforma online, cada treino pode ter o seu feedback escrito. Com isso, comentário simples, como “me senti muito bem” ou “lutei para manter o ritmo” são ótimas referências para o andamento do trabalho e possíveis ajustes de curso.
Treinos perdidos
Perder algum treino é mais do que normal. No entanto, procurar ajustar a planilha sozinho(a) pode ser um erro, levando ao comprometimento das próximas atividades.
Um treino perdido por causa de compromissos é muito diferente daquele que faltou porque está doente ou lesionado(a). Por isso, converse com o seu técnico em qualquer situação. Os ajustes variam e são adequados aos mais diferentes aspectos.
Celebre o seu sucesso
Seu treinador não estará presente em todas as suas provas. E mesmo que esteja, não deixe de comunicá-lo como foi a sua participação. Essa é uma excelente maneira dele saber qual o resultado do ciclo de treinamentos, dando também bons parâmetros para os treinos e competições que estão por vir.
Bons treinos a todos!