A importância de se comunicar com seu treinador
16/08/2016Perfil: Rodrigo HG – IRONMAN World Championship 2016
18/09/2016No dia 4 de setembro aconteceu o IRONMAN 70.3 World Championship 2016, disputado em Queensland – Austrália, prova que contou com a participação de 4 atletas Webtreino. Entre eles estava a Vanusa Alberti, com quem conversamos para saber mais sobre a prova e a experiência de estar entre os melhores atletas do mundo. Confira:
1) Como foi a preparação para essa prova. Teve dificuldades ou conseguiu manter todo o planejamento à risca?
A prepararação para a prova, um verdadeiro desafio para mim, foi intensa, pórem, eu estava tranquila. Era algo que eu queria muito fazer, como realizar um sonho.
Foi importante estabelecer um programa de treinamento e segui-lo com disciplina. Consegui manter o planejamento dos treinos para a prova. Com esses cuidados, não tive nenhuma limitação física e consegui atingir meu objetivo.
2) Primeiro mundial 70.3 na bagagem. Como foi a experiência de estar entre as melhores do mundo?
Foi uma experiência incrível. Realmente especial. Houve uma convivência muito boa com atletas do mundo inteiro. Num momento assim a gente aprende muito, apenas olhando, acompanhando a preparação, observando o desempenho dos colegas.
A estrutura e a organização da prova também foram excelentes, e me impressionaram. Eram mais de 3.000 atletas, todos foram bem atendidos, a organização cuidou dos detalhes com esmero.
Conviver com a elite do esporte, estar entre os melhores atletas do mundo, trocar experiências com eles foi incrível e muito gratificante, sobretudo para mim que comecei a pouco tempo, pouco mais de dois anos. Estou engatinhando nisso e foi demais!
O local da prova também era muito bonito. As condições da natureza favorecem e estimulam a prática esportiva. É impossível estar nas praias australinas e não se sentir abençoado por Deus, não ficar atraído pelos esportes. Os nativos praticam atividades fisícas. Todo o tempo me deparei com pessoas “saradas”.
Enfim, as palavras que resumem esta prova para mim são APRENDIZADO e agradecimento, em todos os aspectos.
3) Conte um pouco sobre o percurso e as dificuldades da prova.
Minha maior dificuldade é a natação. Comecei a nadar tarde. Para o triathlon, iniciei o aprendizado há 2 anos.
Nesta prova consegui imprimir meu melhor tempo, mesmo nadando alguns metros a mais. O nível técnico destas provas, como esperado, é altíssimo.
O percurso do ciclismo foi pesado. Exigiu técnica e muito condicionamento físico. Com muitas subidas e com um vento considerável, houve um desgaste incomum.
Ao contrário do que eu imaginava para um mundial, foi absurda a quantidade de atletas fazendo “draft” (vácuo). Houve algumas penalisações, mas a maioria passou batido. Tive problemas mecânicos com a bike, perdi bastante tempo, as retomadas de ritmo foram desgastantes. Exigi demais da musculatura. Mesmo desgastada, não perdi meu foco e a vontade de continuar na prova. Eu acho que me superei e estou muito feliz com o resultado. Podia ser melhor, claro, mas estou feliz.
Na corrida, como minha largada foi mais tarde (larguei duas horas depois do pelotão de elite), o desfio foram as subidas e o crescente calor. Quanto mais avancava o horário, mais o sol nos castigava. Mantive meu ritmo na primeira volta e lentamente percebi a queda de rendimento, após ter tomado a decisão equivocada de não ingerir o 2º e o 3º sachê de gel de carbohidrato. Faltou um pouco de energia, mas sobrou muito aprendizado.
4) Se fosse dar uma dica para quem está pensando em conquistar uma vaga para o mundial 70.3, qual seria?
Foco, disciplina e determinacao serão os combustíveis para essa conquista. Treine muito. “Quanto mais você treinar, mais sorte você terá”. O treino compensa e, no final, vale a pena a sensação de superar os próprios limites, de vencer àquilo que a gente se propõe no começo na jornada. Passar a linha final traz uma sensação única, uma imensa felicidade.
5) E agora, quais as próximas provas e o que pretende melhorar?
Além de melhorar a natação, meu foco será ajustar detalhes nas transições.
Meus próximos desafios:
23/10 – Inscrita para participar da prova City Bikes IRONMAN 70.3, em Miami.
30/10 – Inscrita para 12º CIRCUITO RENAULT DE TRIATHLON OLÍMPICO DE CAIOBA EDIÇÃO PRIMAVERA. Natação 1.5M, Bike 40 km e Run 10 km.
18/12 – Inscrita para a prova 12º CIRCUITO RENAULT DE TRIATHLON OLÍMPICO DE CAIOBÁ EDIÇÃO VERÃO. Natação 1.5M, Bike 40 km e Run 10 km.