Respire direito para nadar melhor
17/08/2015Entrevista Mundial 70.3 – 2015 – Eduardo Malucelli
02/09/2015Com a chegada do Ironman 70.3 Foz do Iguaçu, que acontece no próximo sábado, a Webtreino traz algumas dicas para a prova:
Logística
Quanto antes ajustar a logística pré-prova, como materiais a serem usados, comidas para a prova, questões de viagem, transporte etc., menor será a ansiedade e nervosismo, fatores que podem tirar a concentração para a prova. Portanto, planeje essas ações com antecedência.
Para os atletas que não estão familiarizados com o formato de sacolas na transição em provas de Ironman, segue algumas dicas:
- Não encher as sacolas com o que não for usar;
- Entregar as sacolas prontas no check-in um dia antes, tendo assim um fator a menos para se preocupar na manhã da prova (comida e água gelada devem ser levados somente no dia da prova);
- Não largar a sacola antes de usá-la na tenda de troca para não perde-la;
- Memorizar o local da sacola e bicicleta;
- Realizar as transições com calma, porém sem perder tempo.
Natação
1,9k em formato retangular com largada única de dentro da água. Natação em água doce, tornando-a mais pesada que a natação no mar, pois o sal ajuda na flutuação. Nesse caso, a roupa de borracha (se liberada) deve compensar a flutuação e qualquer maior dificuldade deve passar despercebida.
Para os iniciantes, posicionem-se “fugindo” do tumulto, mesmo que seja largando atrás, pois isso é uma boa opção para não ficar ainda mais ansioso e evitar pânico.
Ciclismo
3 voltas de 30km, cada uma com 3 postos de hidratação. Um percurso bastante técnico com muitas subidas, descidas, retornos e curvas. Percurso com alto gasto de energia em função das acelerações e desacelerações. É importante procurar dosar o ritmo e cambiar muito bem as marchas. Além do percurso, o vento e o calor podem interferir no desempenho.
Prova sem vácuo, com a obrigatoriedade de se manter a, no mínimo, 10m da bicicleta da frente.
Corrida
21km em 1 volta, em percurso de ida e volta com retorno no 10,5km. Depois de um pedal duro, a corrida também apresenta muitas subidas e descidas. A dica de saber dosar vale também nessa etapa. Caso seja um dia quente, como foi no ano passado, deve dar atenção especial à hidratação pré e durante a prova.
Em uma prova como essa, fica complicado se basear somente em números como tempo/velocidade/pace. Esqueça um pouco seu relógio e escute os sinais do seu corpo. Deve-se dar atenção à sensação de esforço, procurando dosar o ritmo para não haver uma quebra, o que pode ser difícil de recuperar.
Alimentação e hidratação adequadas e realizadas da forma correta podem fazer com que você renda tudo que pode. Caso contrário, sua prova pode ser comprometida.
Estar presente em um evento como esse é muito especial. Estar passando em lugares que poucos tem a oportunidade e fazendo o que poucos fazem é um privilégio. Curta cada momento e dê o seu melhor. Independente do que te move.
Fabio Bronze – técnico Webtreino