Ironman 70.3 Foz do Iguaçu – Dicas para a prova
26/08/2015Livre-se de hábitos ruins
15/09/2015No último dia 30 de agosto, aconteceu o Campeonato Mundial de Ironman 70.3, em Zell am See – Áustria. A Webtreino contou com a participação de 4 atletas: Giovana Peretti, Marcos Muller, Guilherme Melo e Eduardo Malucelli.
E foi com o Eduardo que conversamos. Presente em seu segundo mundial 70.3, ele nos contou um pouco sobre a preparação, os desafios da prova e os caminhos para largar com os melhores do mundo. Confira:
1) Como foi a preparação para essa prova. Teve dificuldades ou conseguiu manter todo o planejamento à risca?
O planejamento foi, como de praxe, muito bem elaborado pelo Maurício Letzow. Após a minha classificação em Brasília (abril/15), sentamos e ajustamos todos os pontos para as provas do segundo semestre, incluindo o mundial. Não foi fácil, mas consegui seguir à risca.
2) Segundo mundial 70.3 na bagagem. Como foi dessa vez? Sentiu que a experiência fez diferença?
Para este mundial estava mais tranquilo que para o primeiro pois já sabia o que iria encontrar pela frente. A experiência me ajudou muito no pré competição, fiquei mais relaxado e pude aproveitar bastante não só a prova, mas a viagem como um todo.
3) Conte um pouco sobre o percurso e as dificuldades da prova.
Certamente uma das provas mais lindas que já fiz. Natação em água cristalina e com temperatura perfeita. Pedal muito show, paisagens inesquecíveis, destaque para uma serra logo com 21km de prova. Foram 13kms de subida sendo os últimos 2kms em 15% de inclinação, mas o incentivo da população local supera qualquer desconforto e vontade de descer da bike e empurrar, rs. A corrida passava pelo centro da cidade e ao redor do lago onde foi a natação, percurso relativamente plano (algumas subidas no caminho que desgastam, mas não pode ser considerado um percurso variado). O calor foi muito forte e as cãimbras no final do pedal e início da corrida deixaram o dia ainda mais desafiador.
4) Se fosse dar uma dica para quem está pensando em conquistar uma vaga para o mundial 70.3, qual seria?
Treine, coma e durma bem. São os pilares para uma boa evolução. E a principal, óbvio, conversar com o seu treinador, expor seu objetivo e seguir à risca as planilhas. Não tenho dúvidas que a vaga estará mais próxima.
5) E agora, quais as próximas provas e o que pretende melhorar?
Agora tenho a maratona de Buenos Aires em outubro e o Ironman de Fortaleza no início de novembro. Ainda preciso ajustar mais algumas coisas nas 3 modalidades, dificilmente me acomodo na zona de conforto, estou sempre procurando melhorar alguma coisa. Talvez essa também seja uma dica para quem procura a vaga, é o famoso “no pain no gain”.