Sesc Triathlon Caiobá 2015
11/03/2015Entrevista – Mario Benato
27/03/2015Um dos maiores problemas para os triatletas amadores é a questão do tempo. Conciliar os treinamentos com a vida profissional e familiar é uma tarefa árdua e que exige muito planejamento. Diante disso, quando se fala em melhorar na natação, a receita mais utilizada é o aumento do volume, o que significa horas a mais na água e uma agenda ainda mais curta no final do dia.
No entanto, para aqueles que não têm essa disponibilidade de tempo, existem algumas práticas que se encaixam perfeitamente nos treinos normais e que podem te ajudar a melhorar seu estilo livre e a sua performance na água. Mais tarde exploraremos mais algumas dicas aqui em nosso site, mas, por enquanto, segue a sugestão de três ferramentas para melhorar sua natação:
1 Natação lenta
Na natação, o esforço para ir mais rápido resulta, muitas vezes, numa técnica imperfeita. O foco em chegar o mais rápido possível ao outro lado da piscina pode fazer com que você esqueça de alguns elementos básicos, tornando os movimentos incorretos e com pouca eficiência.
Antes de nadar rápido, deve-se aprender a nadar lentamente. A técnica para uma boa braçada é apreendida mais facilmente quando a velocidade é deixada de lado. Com a prática, seus músculos irão memorizar cada novo movimento até o momento em que você possa recriá-los ao nadar mais rápido e sem muita concentração.
Algumas falhas de técnica só são visíveis quando os atletas nadam lentamente. Por exemplo, muitas vezes uma natação mais rápida gera a impressão de que a posição do corpo está correta, pois a velocidade das braçadas e pernadas disfarçam a tendência das pernas em afundarem. Porém, se ao nadar lentamente você tiver dificuldade em manter o seu corpo alinhado horizontalmente, uma falha na técnica foi descoberta. Nesse caso, melhorar a ponto de nadar mais lentamente sem perder a flutuabilidade fará com que se gaste muito menos energia em ritmos mais intensos.
Por isso, aproveite os intervalos “soltos” para concentrar-se nos detalhes do estilo livre. Também esqueça do relógio nessas horas! O importante é sentir a água durante os movimentos, sempre procurando perceber como estão os movimentos do seu corpo.
2 Assista outros nadadores
As opções eram mais restritas para quem começou a nadar antes da era dos vídeos online. Normalmente se ouvia o técnico e observava-se os companheiros de treino. Hoje em dia, os vídeos na internet oferecem um bom recurso para aqueles que querem assistir uma boa prática de natação.
Ao observar bons nadadores, os conceitos básicos do nado livre ficam mais claros. Existem inúmeros vídeos de qualidade, com diversas abordagens mostrando a técnica e correções de estilo a partir de bons nadadores. Anote mentalmente essas correções de técnica e as particularidades de um bom estilo, tentando aplicá-las quando estiver na água.
Por exemplo, você pode perceber que um bom nadador tem a recuperação de braço relaxada e com cotovelos altos. Em seu próximo treino, procure perceber seu movimento e adotar essa prática. Vamos dizer que você notou que outro atleta com uma natação não tão boa cruza a linha de centro do torso na puxada da braçada. Com essa imagem em mente você pode tentar estabelecer um limite quando estiver realizando o mesmo movimento.
3 Assista a você mesmo
Essa prática se liga ao que dissemos na dica anterior, mas dessa vez você é o observado. Uma simples câmera de vídeo pode te ajudar a melhorar sua natação, basta que você faça algumas gravações dos seus treinos. Peça para alguém na borda da piscina ou fixe seu equipamento num bom lugar e filme algumas das suas séries. Explore alguns ângulos e, se tiver a disponibilidade, faça filmagens embaixo da água. Do mesmo modo que você observou outros vídeos na internet, agora a sua técnica específica será o foco da atenção.
Tente perceber como está a sua braçada, a rotação do tronco, pernada, respiração. Observe-se enquanto nada lentamente e também em tiros mais intensos, bem como no começo e no final do treino. Essa é uma maneira eficaz de procurar corrigir pequenos detalhes, que devem ser mentalizados e aplicados nos treinos posteriores.
Após um tempo, repita esse processo para perceber se houve alguma melhora e sempre converse com o seu técnico quando houver alguma dúvida, pois não é somente a prática, mas sim a prática perfeita é que leva à perfeição.
Bons treinos!