Dicas para se tornar um nadador melhor #1
16/03/2015Trabalho + Família + Treinamento – como equilibrar?
15/04/2015Hoje, vamos conhecer um pouco mais da história do técnico Mario Benato. É ele que comanda nossos treinos do Parque Bacacheri, todas as segundas e quartas.
1) Conte-nos um pouco sobre o seu histórico esportivo, do início até hoje.
Sou fascinado pela prática de esportes desde criança. Praticava futebol desde os 6 anos de idade. Em 2009 comecei a trabalhar em academias, onde conheci o triathlon. Passei durante uns 2 anos apenas fazendo provas de corridas e de travessias. Após assistir uma competição de Ironman no Brasil, percebi que um dia eu também queria sentir aquela emoção. No ano de 2011, iniciei no triathlon e de lá para cá já se passaram diversas provas, do short ao Ironman. Hoje sou apaixonado pelo esporte que pratico, e mesmo sabendo que ainda sou novato no esporte, em comparação a grandes amigos que estão nessa luta há anos, tenho certeza que esse será meu esporte até o fim.
2) E como técnico, qual a sua formação e experiência?
Sou formado em Educação Física plena, pela Unibrasil, curso concluído no ano de 2008. Trabalho como técnico de triathlon, especificamente, há apenas 2 anos. Anteriormente, trabalhei durante 5 anos como Professor de Natação e Corrida.
3) Qual a importância da alimentação na sua rotina e o que você tenta passar aos seus alunos?
Procuro criar um hábito de alimentação saudável na rotina diária de treinos, pois isso é muito importante para um desempenho melhor nos treinos, além de auxiliar na recuperação muscular e melhorar o sistema imunológico. Por isso, sempre aconselho aos meus alunos que façam um acompanhamento nutricional. Indico para que todos procurem uma nutricionista e sigam uma rotina que se adapte às suas necessidades.
4) Qual o perfil dos atletas com os quais você trabalha?
Hoje estou trabalhando com atletas iniciantes de corrida e triathlon. Atletas que estão se preparando para suas primeiras provas.
5) Desde que começou, você enxerga muita mudança no perfil e nos objetivos dos atletas que entram para a Webtreino?
Sim. Atualmente vejo que a Webtreino tem uma variedade maior no perfil dos alunos. Hoje temos muito alunos iniciantes, que estão procurado uma atividade física para a qualidade de vida e não somente para alcançar resultados.
6) Conte-nos um pouco sobre as questões de estrutura e treinamento adotadas pela Webtreino nos últimos tempos.
Acredito que a Webtreino esteja um passo a frente das demais assessorias. A estrutura que a Webtreino dispõe proporciona aos professores e aos alunos uma ampla qualidade de trabalho e treinamento.
7) Quais são seus objetivos futuros, como atleta e técnico?
Como atleta, ainda pretendo fazer um Ironman sub-10h. Sei que ainda está muito longe de acontecer, mas irei treinar muito para que isso aconteça.
Como técnico, pretendo continuar por muito tempo na Webtreino, aprendendo cada vez mais com meus colegas de trabalho. Além disso, minha maior meta é ajudar meus alunos a alcançarem seus objetivos, sejam eles quais forem. Quero que contem comigo sempre que precisar, pois estarei sempre disposto a ajudá-los.