Semana pré-IRONMAN - Webtreino

Semana pré-IRONMAN

A apenas alguns dias da largada para o IRONMAN Florianópolis, uma série de perguntas que pareciam estar respondidas semanas atrás voltam a surgir no pior momento possível. Será que treinei o suficiente? Ter perdido aquele treino terá alguma consequência? O que vou beber no dia da prova? Devo trocar o cadarço do meu tênis, os pneus da minha bike e meu óculos de natação? E assim por diante. Não importa o quanto você já ensaiou e programou a prova na sua cabeça, pois as incertezas parecem sempre encontrar uma maneira de surgirem na última semana.

Como dizem os mais experientes, tudo isso faz parte do jogo. O nervosismo é normal, especialmente nesses períodos, e a chave para lidar bem com a semana da prova é tão simples quanto confiar no seu treinamento. Nenhum treino durante a semana da prova te fará mais apto ou veloz. Do mesmo modo, os exageros com a preocupação podem ser nocivos para uma boa semana pré-prova. Agora é o momento de descansar corpo e mente, pois todo o trabalho já foi feito.

Algumas estratégias simples podem te ajudar a lidar com tudo isso, fazendo com que você chegue à linha de partida mais relaxado, confiante e pronto para dar o seu melhor:

1 Relaxe:

O nervosismo não te levará a lugar algum. Ao invés de focar todo o seu pensamento com questões sobre a prova, a distância ou os treinamentos, tente se ocupar com um livro, filmes ou outras atividades que não estejam relacionadas com o triathlon. Dê uma caminhada, relaxe e converse sobre outras coisas que não a prova ou o triathlon.

2 Hidrate-se:

Tenha uma garrafa d’água sempre por perto. Isso é essencial para que seu corpo chegue bem hidratado no dia da prova.

3 Não durma demais:

Acostumar o corpo a estar desperto na hora da largada da prova é essencial para que você se sinta bem quando estiver na linha de partida. Para isso, você deverá acostumar-se a acordar cedo durante os dias que antecedem a prova. Durma mais cedo, descanse bastante e acorde mais fácil pela manhã.

4 Faça listas:

A logística de uma prova de triathlon pode parecer complicada, principalmente para aqueles que estão em suas primeiras provas. Para evitar surpresas e ficar com mais tranquilidade, as listas são uma boa prática e facilitam muito quando vamos arrumar as sacolas e materiais de prova. Faça grupos e liste seus materiais para cada modalidade; organize seu check-in e programe-se quanto ao seu plano de alimentação durante o percurso. Revise tudo e fale com o seu técnico. Depois de finalizar é só relaxar e seguir o que programou.

5 Aproveite a expo, mas não exagere:

A expo das provas de Ironman é uma das grandes atrações do evento. Há muita coisa para ver, comidas e novidades para provar e pessoas para conversar. Mas tudo isso exige um grande tempo e disposição, e ficar batendo pernas pelos corredores pode não ser a melhor atitude nesse momento. Se possível, visite a feira o quanto antes, aproveite aquilo que mais te chama a atenção e, em seguida, fuja da tentação e procure descansar. Pegue o seu kit, dê um bom passeio e saia fora de cena antes de exagerar.

Por fim, lembre-se que a confiança no seu treinamento é a chave principal para se sentir bem nesses períodos. A prova em si é apenas uma recompensa pelo trabalho duro dos meses anteriores. Por isso, pense em tudo o que você passou para estar ali, o quanto abdicou e o que conquistou e progrediu em todas as semanas que antecederam a prova. Nenhuma dúvida pode te tirar o prazer dessa experiência!

O plano está feito, agora é executá-lo com o melhor da sua capacidade. Tenha confiança e saiba que você está pronto(a) para nadar, pedalar e correr (um Ironman inteiro!). Boa prova a todos!

Webtreino
Webtreino
A Webtreino surgiu no ano de 2000, sendo a empresa pioneira na área de Assessoria Esportiva em Curitiba e uma das primeiras no Brasil.