Razões para você continuar treinando mesmo com provas canceladas - Webtreino

Razões para você continuar treinando mesmo com provas canceladas

O cancelamento das provas da marca IRONMAN no Brasil, programadas para 2021, pegou muitos de surpresa. Mas isso não é motivo para desespero! Pensando nisso, preparamos algumas dicas para os atletas que vêm lidando com o adiamento dos seus desafios. Confira:

Mantenha o fogo vivo dentro de você

Mesmo com o cancelamento das provas IRONMAN no Brasil, as alternativas em provas menores, outras modalidades e até mesmo em outros países estão começando a engrenar. Portanto, não deixe sua temporada acabar. Lembre-se de que a gratificação vem da busca diária.

Encontre o seu porquê

Você já se perguntou por que está praticando este esporte? Essa questão deve estar sempre no horizonte dos atletas e, em momentos como este, pensar sobre ela pode ser uma oportunidade.

Manter o foco quando uma competição importante está se aproximando é fácil, mas ficar focado(a) quando surge uma adversidade é uma habilidade difícil de desenvolver. Nesse momento, encontrar novos caminhos farão com que você se sinta mais forte e pronto(a) para construir uma base ainda mais sólida com relação ao esporte.

Trabalhe seus pontos fracos

Muitos já estavam com os treinos engrenados, aumentando o volume e intensidade dos exercícios. Nesse ritmo, por vezes entramos no modo automático, buscando cumprir as planilhas sem atentar aos detalhes.

Agora é a hora de aproveitar e focar naqueles detalhes que estavam incomodando ou que seu técnico sempre lhe chama a atenção. Aproveite para fazer aquelas sessões que priorizem a técnica no ciclismo, corrida ou natação – e que estavam ficando para trás anteriormente.

Você permanecerá em forma (mesmo se diminuir o volume!)

Pode parecer óbvio, mas se você parar de treinar completamente, perderá a forma física. E quanto mais você ficar em pausa, mais condicionamento você perderá.

Pesquisas realizadas com ciclistas de competição mostraram que uma pausa relativamente curta (duas semanas ou mais) não é particularmente perturbadora, desde que as adaptações de treinamento anteriores tenham sido alcançadas em um período de pelo menos 12 semanas ou mais.

Também há evidências de que mesmo um mínimo de treinamento pode reduzir drasticamente sua taxa de declínio. Por exemplo, reduzir seu volume de treinamento em dois terços demonstrou ter um efeito insignificante no condicionamento físico a curto prazo, desde que você inclua trabalho intenso, como intervalos, no terço restante. Isso porque sua velocidade máxima diminui mais rápido do que sua resistência. Então, se você tem tempo limitado, certifique-se de fazer alguns esforços difíceis

Não perca a paixão

Embora este seja um momento difícil, lembre-se que as corridas vêm e vão, mas nosso desenvolvimento físico geral e nossa paixão pelo progresso no esporte podem nos ajudar a superar muitas coisas. Acima de tudo, mantenha-se fisicamente forte, mentalmente saudável e controle as coisas que você pode controlar.

Bons treinos a todos.

Webtreino
Webtreino
A Webtreino surgiu no ano de 2000, sendo a empresa pioneira na área de Assessoria Esportiva em Curitiba e uma das primeiras no Brasil.