Melhore a sua resistência mental - Webtreino

Melhore a sua resistência mental

Nos verdadeiros desafios esportivos, chegará o momento em que o desconforto físico te levará a questionar a razão de estar ali. Nessa hora, sua mente pode te levar a dar menos do que o corpo é capaz, ou até a abandonar a prova.

Começa aí uma batalha mental, e vencê-la é um dos passos mais difíceis em qualquer prova, mas também uma das maiores conquistas para todo atleta.

O treinamento mental pode ser a chave para superarmos esses desafios. Do mesmo modo que treinamos o corpo, algumas situações e ações podem fazer com que você fortaleça a sua mente e esteja mais preparado para os grandes desafios. Confira algumas:

1 Comprometa-se:

Ao definir suas provas e ciclos de treinamento, converse com o seu técnico e procure estabelecer metas e desafios, tanto para o período de treinamento quanto para a prova principal. A ideia é se comprometer com cada passo para alcançar os objetivos traçados. Assim, a sua mente estará focada muito mais nas suas metas que nos percalços do caminho.

2 Construa sua confiança em treinos difíceis:

A força psicológica também é um dos aspectos a serem treinados. Por isso, precisamos de treinos que nos assustem e exijam grandes superações. O esforço para conquistá-los é a chave para construir a confiança e o comprometimento nas provas.

3 Planeje-se:

Tenha atenção especial com os aspectos de cada prova que irá fazer. Nas provas longas, por exemplo, os planejamentos com relação à nutrição, percurso, horários e equipamentos é essencial para te manter “dentro dos eixos”. Normalmente, todas essas questões são simples, exigindo apenas um pouco de pesquisa para evitar surpresas. No entanto, negligenciar algum desses aspectos pode ser o estopim para que a ansiedade e o estresse tomem conta de você.

4 Foque apenas no que pode ser controlado:

Mesmo com todo o planejamento, cada prova pode trazer particularidades imprevistas, que podem abalar todo o andamento daquilo que você esperava. Águas mais revôltas, ventos mais fortes etc, essas são situações que você não pode controlar, mas que deve estar preparado para lidar com elas. Ao se deparar com esses percalços, procure ser maleável e reestruture suas expectativas. Manter-se dentro daquilo que esperava realizar quanto ao tempo, por exemplo, pode ser um erro fatal no decorrer da prova. Portanto, controle apenas o que pode ser controlado.

5 Evite competir despreparado:

A confiança e força mental só vêm em conjunto com uma boa preparação. Um ciclo de treinamento mal executado, ou impedido por alguma doença ou lesão, deve ser revisto e avaliado com seu técnico. Só então você poderá planejar seus novos objetivos e se adaptar para um novo caminho, com novas expectativas e sem cair em armadilhas que estejam longe daquilo que você pôde construir nos seus treinos.

6 Aproveite os simulados:

Nos ciclos de treinamento para provas como o Ironman, a Webtreino sempre realiza os simulados. Esse é o momento para fazer testes e se preparar para os pequenos detalhes da prova. Procure utilizar os equipamentos que pretende usar na prova; faça toda a nutrição com os intervalos e a configuração planejada; simule a velocidade e o ritmo que pretende realizar no dia. Assim, você evitará grandes surpresas, e também poderá fazer ajustes de acordo com possíveis erros que identificou no dia do treino.

Seu corpo te leva para a linha de chegada, mas a sua mente faz você superá-la.

Sebastian Kienle

Bons treinos e grandes desafios a todos!

Webtreino
Webtreino
A Webtreino surgiu no ano de 2000, sendo a empresa pioneira na área de Assessoria Esportiva em Curitiba e uma das primeiras no Brasil.
Simple Share Buttons