Sim, qualquer um pode fazer triathlon! Confira nossas dicas para você começar agora - Webtreino

Sim, qualquer um pode fazer triathlon! Confira nossas dicas para você começar agora

Sim, qualquer um pode fazer triathlon! Confira nossas dicas para você começar agora

A maioria das pessoas que ouvem falar do triathlon fica intimidada com o pensamento de ter que treinar para três modalidades diferentes e acabam julgando a modalidade como algo muito difícil. Esse fato, por si só, acaba impedindo uma boa parte de começar – o que é uma pena, porque qualquer um, sim, qualquer um pode fazer triathlon!

Não há pré requisitos. A única coisa que você precisa é de algum tempo para se preparar. E a motivação certa para realmente chegar e fazer.

Não importa se você é sedentário(a), se não sabe nadar ou tem 50 quilos acima do peso. E definitivamente não importa que você não tenha uma bicicleta extravagante, uma roupa de neoprene e outros objetos e vestimentas que você vê os triatletas usando por aí.

Então, neste post nós vamos mostrar que você, sem dúvidas, pode fazer triathlon. Confira nossas dicas e prepare-se!

Procure ajuda técnica

A melhor maneira de garantir que você está treinando corretamente é contratar uma assessoria ou pelo menos obter um plano de treinamento. Você estará começando três novos esportes, e não basta sair fazendo todos de uma vez para que as coisas deem certo. Assim, ter um técnico experiente é essencial para se certificar de que você está fazendo as coisas direito.

Além disso, ao entrar numa assessoria você pode envolver-se com um grupo, o que é outra ótima maneira de aprender. Treinos coletivos aceleram a curva de aprendizado e deixam os iniciantes mais preparados para as situações das provas.

Leia mais: Aumente sua confiança com os treinos simulados

Estou fora de forma. Como posso fazer um triathlon?

Primeiramente, procure não pensar já num IRONMAN. Nós sabemos que isso é feito por algumas pessoas, mas, por mais glorioso e legal que seja, começar num IRONMAN não é a escolha mais inteligente.

A melhor maneira é iniciar com a distância Sprint. São 750m de natação, 20Km de ciclismo e 5Km de corrida. Esse tipo de prova oferece um amplo calendário e com poucos meses de treino (mesmo partindo do zero) você estará pronto(a) para completar seu primeiro desafio.

Para a maioria, a parte mais difícil será a natação ou a corrida. Se você não souber nadar, a natação será obviamente a parte mais desafiadora do evento (falaremos disso no próximo tópico). Quanto a corrida, ela pode apresentar problemas especialmente se você tem mais peso do que deveria e tem sido sedentário por muitos anos. Mesmo assim, é apenas uma questão de começar gradualmente e ir adicionando distância às suas corridas.

Leia mais: Menos 30Kg em poucos meses e rumo ao primeiro triathlon: conheça a história de Rodrigo Zilli

Por exemplo, você pode começar correndo cinco postes de luz no quarteirão num dia, na próxima semana você pode ir até dez e assim por diante. Corra devagar, mas seja consistente e você ficará surpreso(a) com o quanto pode melhorar.

A bike não é um grande problema, mesmo que a princípio a distância possa parecer aterrorizante. O bom é que quase todos sabem andar de bicicleta, e para o triathlon não há necessidade de aprender novas habilidades ou manobras.

Assim como na corrida, você descobrirá que se for aumentando a distância de seus passeios de bicicleta, logo você se encontrará fazendo longas distâncias em pouco tempo. Além disso, andar de bicicleta também é uma ótima maneira de aumentar sua aptidão física e resistência, além da perda de peso, sem se arriscar a se machucar.

Mas eu não sei nadar…

Esse é outro obstáculo comum que faz as pessoas duvidarem que possam fazer um triathlon. E não deixa de ser um motivo importante, pois você precisa saber nadar para completar um. Dito isso, vamos aos fatos:

Se você não sabe nadar, o maior desafio é ir de zero a uma volta na piscina (25 ou 50m). Superado esse primeiro passo, com dedicação você estará superando algumas voltas na piscina. Assim, ir de uma volta até a distância final em um triathlon sprint (750m) não é muito difícil quando você supera os primeiros grandes obstáculos.

Procure um bom instrutor de natação para ensinar o básico. Na Webtreino, por exemplo, nós temos aulas em academias e clubes onde os nossos técnicos oferecem auxílio personalizado para esses casos.

Aumente sua confiança com os treinos simulados

O fato é que aqui na assessoria nós já tivemos muitos casos de pessoas que chegaram para treinar sem saber dar a primeira braçada. Isso não é incomum e não é impedimento, pois qualquer um pode aprender a nadar. Então, não saber nadar não é desculpa para não começar a aprender agora!

E quanto ao equipamento?

Ao contrário da crença popular, você não precisa de muito equipamento para começar. Você pode ser bem econômico(a), pois tudo que você precisa é:

  • Qualquer bicicleta velha que seja do seu tamanho
  • Capacete
  • Tênis de corrida
  • Roupa de natação
  • Bermuda e camisa para corrida e ciclismo

Talvez você já tenha esses equipamentos em casa, ou você pode obter o que não tem sem gastar muito.

Equipamentos caros não são necessários para você completar seus primeiros triathlons. Além disso, começar aos poucos costuma ser o melhor caminho para você decidir por equipamentos melhores e mais acertivos no futuro.

Ainda não se convenceu, então que tal esses exemplos?

Veja alguns exemplos para provar que todos podem realmente fazer triathlon:

Heather Wajer apareceu no Huffington Post depois de perder 71 quilos mudando seus hábitos alimentares e começando a fazer triathlon.

Ela pesava 142 quilos e se inscreveu num triathlon sprint como estratégia consciente para manter a motivação.

Como tantos outros, ela se apaixonou pelo esporte depois da primeira competição e não olhou para trás desde então.

Outro exemplo muito legal é o do ex-piloto de Fórmula 1, Alex Zanardi, que perdeu as duas pernas depois de um acidente em 2001. Agora, o duplo amputado é finalista do IRONMAN World Championship e, em 2015, venceu a competição na categoria de deficientes físicos.

Assista a este vídeo inspirador se você precisar desse pequeno empurrão na direção certa:

Comece a treinar agora!

O triathlon é um esporte fascinante e em franco crescimento. Apesar de parecer complicado e acessível a poucos, a verdade é que basta começar a praticá-lo para que esses mitos fiquem para trás.

Depois das nossas dicas, esperamos que você esteja cheio(a) de motivação e inspiração para dar os primeiros passos e começar a fazer triathlon hoje mesmo!

Quer saber mais? Clique aqui e entre em contato com os nossos técnicos.

Webtreino
Webtreino
A Webtreino surgiu no ano de 2000, sendo a empresa pioneira na área de Assessoria Esportiva em Curitiba e uma das primeiras no Brasil.
Simple Share Buttons