Planeje o seu início de temporada
10/01/20194 passos para sua primeira Corrida de Montanha
15/04/2019Supostamente, o dia da competição é para ser divertido. Depois de muito treino, você deve estar alegre por chegar ao tão sonhado dia e colocar tudo em prática, não é mesmo? No entanto, muitas vezes isso parece impossível porque você está se colocando muita pressão – e ela pode ser tão grande que você acaba sabotando a si mesmo no dia da prova.
Uma das maneiras de aprender a lidar com a pressão é colocar-se um situações semelhantes quanto ao stress físico e mental das provas. Para isso, os simulados são o caminho ideal.
Simulados
Esses treinos ajudam no desenvolvimento da resistência mental e resiliência. Além da questão física, a parte mental é um grande fator a ser experimentado nesse tipo de treino. Portanto, para explorar ao máximo seu próximo simulado, pense em sua próxima competição e faça a si mesmo estas perguntas:
- Quais são os maiores desafios desta prova?
- Quais são os “e se” que passam pela sua mente?
Com base em suas respostas, procure criar oportunidades para praticar o manejo dessas situações e aumentar sua confiança. Então, se alguma surgir no dia da competição, você não terá grandes surpresas e poderá lidar com ela mais facilmente.
Fique mais confiante
Simulados são treinos de estresse. Eles dão a você a oportunidade de praticar algo semelhante ao que você encontra durante a competição, para que você possa se tornar mais habilidoso no desempenho sob pressão. Você se sente mais confiante quando já teve um sucesso anterior numa tarefa específica.
É muito raro ter um dia de prova exatamente como você planejou em sua mente. Fatalmente chegará um momento em que você enfrentará um revés inesperado. É como uma verdadeira pista de obstáculos, onde o obstáculo não sabota sua corrida, mas faz parte da experiência. Portanto, procure adaptar sua mente às adversidades e aproveite ainda mais as competições.
Boas provas!