5 práticas para correr mais rápido
15/10/2015Planeje agora a sua próxima temporada
08/12/2015Há muitas razões para os atletas se sentirem nervosos antes das provas. Seja no seu primeiro evento ou o depois de dezenas, quando alinhar na linha de partida, você provavelmente irá experimentar alguma ansiedade e nervosismo. Nada mais natural, haja vista o desafio, as condições e as inúmeras variáveis que cada prova tem a nos oferecer.
No entanto, devemos estar atentos para que o nervosismo não fuja da “normalidade” e passe a atrapalhar ou até mesmo estragar suas provas. Está certo, seu coração pode bater um pouco mais rápido, sua respiração pode ficar mais superficial, você irá mais vezes ao banheiro e sentirá frio na barriga, mas tudo isso tem um certo limite, que não deve extrapolar a ponto de você se pegar prestes a desistir ou “travar” antes de uma competição.
Mas não se desespere! Aqui vão algumas estratégias simples, que poderão te ajudar a dominar sua ansiedade e sentir-se mais confiante no dia da prova:
#1 Aceite o nervosismo
O nervosismo é normal. Espere tê-lo e aceite-o. Na verdade, alguns poderão dizer que há algo errado se você não estiver nervoso(a) antes de uma prova. A ansiedade, dentro da normalidade, pode ser um fator facilitador para que você faça o seu melhor dentro de uma competição. Outra coisa importante: são poucos que conseguem dormir bem antes de uma prova. Não se preocupe com isso. O estresse com esse tipo de situação só faz você se sentir pior, mas sem razão, pois, fisiologicamente, você estará apto(a) a realizar a prova da mesma maneira que tivesse dormido o sono dos anjos.
#2 Frio na barriga
A adrenalina extra em seu corpo desencadeia uma série de respostas fisiológicas. Dentre elas, uma das mais comuns é o que chamamos comumente de “frio na barriga”. Situação corriqueira, mas que muitos atletas, por conta do nervosismo, tendem a encarar com certo exagero, pensando que algo está saindo do controle e que irão passar mal, vomitar etc. Driblar problemas com isso é simples. Basta encarar o fato com naturalidade, entendendo que o seu corpo está te deixando pronto(a) para a corrida.
#3 Impulsos emocionais
Suas emoções desempenham um papel muito grande no seu comportamento. Seu estado emocional é fator chave no controle da sua motivação e segurança, agindo diretamente na sua capacidade de esforço durante a prova. De fato, quem treina constantemente, acaba percebendo o quanto as sensações corporais estão ligadas às emoções. Memórias felizes, cenas imaginárias, músicas – tudo isso pode contribuir para a performance e a superação de dificuldades.
#4 Pare de se comparar
Você fica olhando ao redor e parece que todos estão em situação melhor que a sua? Fica perocupado(a) com o que irá fazer em relação aos outros atletas? Comparar-se dessa forma, na maioria dos casos, pode aumentar a sua ansiedade. Avalie-se sempre com base em seus objetivos e desempenho, independentemente dos outros. Mesmo em relação àqueles atletas que costumam chegar junto com você, tenha em mente que cada prova é uma prova, e as variáveis são muitas para dar tanta importância à performance alheia. Olhe menos para os outros e mais para si mesmo(a).
#5 Concentre-se no agora
Esta é uma das coisas mais importantes e impactantes que você pode fazer para aliviar sua ansiedade e melhorar o seu desempenho – mas também uma das mais difíceis. Mantenha sua mente no momento presente. Pensar no que deveria ter feito ou se preocupar com o resultado e as condições do futuro não te levarão muito longe. Diante disso, focar no momento te deixará mais propenso(a) a adaptar-se aos desafios do dia. Aí é só respirar fundo e aproveitar a jornada.
Boas provas!