Maratona de Boston: detalhes e como participar - Webtreino

Maratona de Boston: detalhes e como participar

A Maratona de Boston foi criada em 1897 e acontece até hoje sem interrupções, mesmo durante as duas guerras mundiais, sendo considerada a mais antiga do mundo – a única prova que aconteceu antes dela foi a dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896. Outra curiosidade é que esta maratona foi a primeira a aceitar mulheres.

A major das majors

A Maratona de Boston é realizada na terceira segunda-feira do mês de abril, no Dia do Patriota, feriado nacional nos Estados Unidos.

Sua antiguidade, histórico de provas épicas disputadas sob clima severo, em geral de muito frio, índices duríssimos requisitados para participar e dificuldade do percurso (é a major com maior desnível, pois nenhuma das outras tem mais subidas e descidas), fazem de Boston a quintessência da maratona.

Percurso

Desde a largada na pacata Hopkinton, a prova é uma longa jornada sem recuos, passando por cidadezinhas industriais ou belas aldeias campestres antes de chegar a Boston.

Os primeiros 6,5km são em descida acentuada de mais de 100 metros. Quem se empolga com a enganosa facilidade do downhill e solta as rédeas pagará o preço, pois as pernas sofrem o impacto maior das descidas e o dano aumenta se a velocidade for alta. Nessa fase é preciso ser paciente e conservador para não queimar energias demais tão cedo.

Outra “vantagem” perigosa de Boston é o calor dos torcedores à beira da estrada estreita, mais próximos do que nas majors urbanas. A vibração pode fazer muitos correrem mais rápido do que é prudente.

Nenhuma das outras Majors tem mais subidas e descidas

A partir do km 7 começa um sobe e desce pouco acentuado e predomina um trajeto plano. Quase na metade da prova, perto do km 20, é preciso ter foco para não se distrair com os decibéis mais altos de todas as majors: as estudantes da Wellesley College são ensurdecedoras, pedem beijos e brincam com os competidores.

No Km 25 começa a série de quatro colinas da bela “cidade-jardim”, Newton.

O primeiro monte, Newton Lower Falls, é uma barreira enorme. Mesmo com a baixa elevação, a rota é ampla e aberta, sujeita a fortes ventos e sem proteção contra o pior dos climas. Além disso, a subida dura quase 1 km e há poucos espectadores dando uma força nesse trecho.

Seguem-se mais duas colinas, não tão longas. Mas justo a última, Heartbreak Hill, é a mais acentuada. Essa ascensão surge no dramático km 32. Hora de diminuir a passada e usar os braços para o sonho não terminar ali.

Depois da Heartbreak, ainda restam 8 km até Boston. Mais descidas perigosas e terrenos planos, e algumas curtas subidas. No km 40, a entrada em Boston oferece o último “presentinho” para os que sobreviveram: mais uma pequena (e penosa) colina. Pouco depois é possível avistar os postes de iluminação do mítico estádio de Fenway Park, casa do lendário clube de beisebol Boston Red Sox.

Finalmente, a prova e a glória da linha de chegada aguardam os corredores na Boylston Street, pertinho da Copley Square e da Biblioteca Pública, onde a jornada termina.

Inscrições

Muito antes de encararem um clima imprevisível e um percurso recheado de inclinações, os atletas devem provar aos organizadores que estão preparados para correr nas ruas de Boston.

Desde 1970, o principal caminho para assegurar uma vaga é comprovar o tempo através de uma marca obtida em outra prova. Essa comprovação é feita no momento da inscrição, e a organização da major checa a veracidade do registro na hora da seleção dos participantes.

Para a edição de 2020, as inscrições abrem no dia 9 de setembro, sendo estes os índices utilizados para o corte:

Faixa Etária HOMENS MULHERES
18-34 3hrs 00min 00sec 3hrs 30min 00sec
35-39 3hrs 05min 00sec 3hrs 35min 00sec
40-44 3hrs 10min 00sec 3hrs 40min 00sec
45-49 3hrs 20min 00sec 3hrs 50min 00sec
50-54 3hrs 25min 00sec 3hrs 55min 00sec
55-59 3hrs 35min 00sec 4hrs 05min 00sec
60-64 3hrs 50min 00sec 4hrs 20min 00sec
65-69 4hrs 05min 00sec 4hrs 35min 00sec
70-74 4hrs 20min 00sec 4hrs 50min 00sec
75-79 4hrs 35min 00sec 5hrs 05min 00sec
80 and over 4hrs 50min 00sec 5hrs 20min 00sec

De tão exigente e cobiçada, a Maratona de Boston passou a receber ainda mais solicitações de inscrições nos últimos anos, o que levou a organização a adotar uma nova medida de seleção, reduzir ainda mais os tempos de corte. Ou seja, é possível que seja necessário obter uma “gordurinha” em relação aos índices oficiais.

Atalho

Se você pretende disputar a Maratona de Boston e ainda não tem os tempos exigidos, há uma segunda alternativa: contratar uma agência de turismo oficial.

Clique aqui e confira o site oficial.

Webtreino
Webtreino
A Webtreino surgiu no ano de 2000, sendo a empresa pioneira na área de Assessoria Esportiva em Curitiba e uma das primeiras no Brasil.
Enviar mensagem via WhatsApp
Simple Share Buttons