Estratégias para driblar o nervosismo nas provas
14 de fevereiro de 2018
5 maneiras de melhorar sua corrida em provas longas
13 de abril de 2018
Ver todos

A importância dos treinos de força

Mais dia, menos dia, a maioria dos atletas de endurance se dá conta da importância dos trabalhos de força em seus treinamentos. Mesmo assim, essa costuma ser a primeira atividade a ser deixada de lado quando é necessário algum ajuste de tempo ou prioridades.

O pensamento mais comum é que, para se ter sucesso num esporte, todo o tempo disponível do atleta deve ser gasto praticando este esporte. No entanto, embora um foco intenso e um volume aumentado sejam necessários para alcançar alguns objetivos, isso não quer dizer que outras atividades não devam fazer parte do seu treinamento. Nesse sentido, manter um trabalho de força pode ser tão valioso quanto aumentar o volume em alguma modalidade, por exemplo.

Mesmo que os objetivos variem de atleta para atleta, dificilmente alguém irá dizer que não quer melhorar gradualmente ao longo das provas. Seja em relação aos tempos, qualidade de vida ou saúde, todos têm alguma melhora em mente quando se propõem a encarar ciclos de treinamento em modalidades específicas. Sendo assim, seguem alguns motivos para que os trabalhos de força façam parte de um ciclo de treinamento mais estruturado:

Prevenção de lesões

Esta é a razão mais comum quando se pensa em trabalhos de força. Uma dose consistente de exercícios funcionais pode ajudar a aumentar a densidade óssea, manter a massa muscular e proteger as articulações vulneráveis a lesões.

Preparação global

Muitos triatletas, ciclistas e corredores reclamam de fraqueza em algumas partes do corpo. Isso se deve ao trabalho focado em partes específicas, em detrimento de outras áreas do corpo. Embora o objetivo principal seja melhorar num esporte específico, sentir-se bem de forma global é importante para a longevidade dentro e fora do esporte.

Aumento da potência

O treinamento de força, principalmente com pesos, aumenta a fibra muscular de contração lenta. Essas fibras não produzem ácido lático na mesma velocidade que as fibras de contração rápida, o que permite que você tenha ganhos no limiar de lactato e produza mais energia por mais tempo.

Melhora na mecânica corporal

Exercícios de força são ótimos para corrigir desequilíbrios em nossos corpos, promovendo melhora na postura e alinhamento geral através de exercícios específicos.

Equilíbrio

Seja nos pedais, no solo ou na água, os trabalhos de força ajudam os atletas com relação a consistência e uniformidade dos movimentos e entrega de força. Desse modo, atletas que sentem um lado do corpo mais forte que o outro, por exemplo, podem buscar o equilíbrio através de exercícios funcionais, melhorando a eficiência e resistência.

Em suma, manter um trabalho de força consistente é uma excelente oportunidade para ajustar seu treinamento e lidar com possíveis fraquezas.

Quer saber mais? Converse com nossos técnicos e aproveite as parcerias da Webtreino nessa área.

Webtreino
Webtreino
A Webtreino surgiu no ano de 2000, sendo a empresa pioneira na área de Assessoria Esportiva em Curitiba e uma das primeiras no Brasil.
Simple Share Buttons