Perfil: Eduardo Malucelli – IRONMAN World Championship 2016
25/09/2016Perfil: Cleuber Lodovico – IRONMAN World Championship 2016
29/09/2016Faltam poucas semanas para o IRONMAN World Championship 2016, em Kona – Hawaii, prova que reúne os maiores atletas do triathlon mundial (entre profissionais e amadores).
Neste ano a Webtreino contará com 5 atletas na prova, selando a sua maior delegação em mundiais no Hawaii. E para comemorar este feito, nada melhor que conhecer um pouco mais do perfil desses triatletas, que mostraram muito empenho e garra para estarem na prova mais importante do triathlon mundial.
Para continuar, vamos conhecer o perfil de um dos nossos triatletas mais experientes e talentosos: Raphael Mehl.
Idade: 37 anos
Quando e como começou no Triathlon? Não sei precisar bem o porque, por ser filho de Professores de Ed. Física, iniciei a pratica esportiva muito novo, o cara que me ensinou a nadar foi o professor Homero Cachel aos 4, 5 anos de idade…Naquela época, sempre pratiquei natação, mas nunca fui um grande nadador, fazia parte da equipe B do antigo clube do Golfinho, era preguiçoso pra caramba, até que com 13, para 14 anos, comecei a observar uns caras meio estranhos, que também não nadavam tão bem, mas eles pedalavam e corriam, assim como meu tio, e pensei, “cara, isso sim que é esporte”, vou treinar isso! Bom, os caras em questão eram o Luiz Fernando Cattapreta e o Mauricio Letzow, e meu tio, hoje o presidente da Federação Paranaense de Triathlon Luiz Iran, me incentivaram a iniciar no triathlon, até porque também tinha um outro “moleque”que estava começando e precisava de companhia para os treinos, no caso o Juraci Moreira que foi só para três olimpíadas…rsrsrsr…Então, posso dizer, que o Triathlon faz parte da minha vida já algum tempo, mas continuo sem saber o porque do triathlon…
Distância favorita: Posso dizer que tudo tem seu tempo, acho que de certa forma demorei bastante tempo para fazer um Ironman, meu primeiro foi em 2013, pois sempre respeito demais essa distância, logo, se eu não tivesse feito uma boa base no passado em provas mais curtas não sei como seria…Respondendo a pergunta…rsrsrsrs, não tenho distância preferida, tudo depende do que meu corpo e mente estão dispostos a fazer…Triathlon é triathlon!
Modalidade favorita: Acho que por ter começado cedo no esporte, sempre me considerei um triatleta, não um ex nadador, ou ex corredor, sempre tento equilibrar as três modalidades para ter um bom resultado no final.
Tipo de treino que mais gosta: Gosto dos treinos longos de ciclismo de 5, 6 horas pedalando sozinho, é um momento meu, onde me concentro no meu ritmo, minha percepção de esforço, e principalmente minha paciência, o que acho fundamental ter para provas longas…
Qual prova conseguiu a vaga para Kona? Consegui em Florianópolis, este ano, estava bem focado em fazer uma boa prova, era meu segundo Ironman, e tudo conspirou a favor, principalmente a chuva que caiu o dia inteiro, estava preparado para aquilo, não me senti abalado, e sim fortificado.
Qual foi a sensação de tê-la conseguido? A sensação é incrível, já estava feliz em fazer uma boa prova, e ser “premiado”com a vaga foi demais. A ficha foi caindo aos poucos, principalmente quando você olha para uma prova que é um sonho para cada triatleta, poder estar lá será incrível.
Como foram os treinos e o que espera do grande dia? Bom…Não foram tão bons quanto para Florianópolis, nosso inverno castiga, frio, ok…chuva, ok…frio e chuva é f…! aí vc vai adaptando, mas não é a mesma coisa, o treino indoor para mim não chega perto de ser um treino ao ar livre, tiro o chapéu para quem consegue melhorar o desempenho treinando indoor…mas isso definitivamente não é para mim, perde o sentido sabe?! Pedalar para mim, tem que sentir o vento, o clima, assim como correr, tem sensação melhor que correr sentindo o calor do Sol (ou o Frio de Curitiba…rsrsrsrs)?… Nosso esporte é outdoor, a natureza e seus desafios fazem parte.
Quanto a prova, espero ser um dia duro, como sempre é lá, Sol, vento, calor, umidade, subida, campo de lava, enfim, treinei para o pior, pois se estiver um pouquinho melhor fica menos difícil …. kkkkk