Polimento para o Ironman
14/05/2015Entrevista IM Florianópolis 2015 – Alexandre Constantino
03/06/2015Neste último domingo, dia 31 de maio de 2015, tivemos mais uma edição do Ironman Florianópolis. A prova completou 15 anos de existência, firmando-se como a mais importante do Brasil e da América Latina, além de valer, pela primeira vez, como o Campeonato Latino Americano de Ironman.
Mais uma vez, a Webtreino contou com um bom número de atletas (26 no total). Entre estreantes e atletas com mais experiência, nossa participação foi, certamente, uma das melhores da nossa história, mostrando a evolução dos treinamentos e da estrutura da equipe.
Estivemos em Floripa desde a quarta-feira anterior à prova. A casa da Webtreino foi um ponto importante de apoio aos atletas e técnicos, que puderam contar com uma boa estrutura, perto da Cidade do Ironman e dos locais dos treinos oficiais. Nesses dias que antecederam a competição, organizamos alguns treinos de corrida, natação e ciclismo, além de oferecermos todo o apoio aos atletas e familiares que lá estavam.
Já no domingo, as condições climáticas prometiam uma grande competição. Mar calmo, temperatura amena e pouco sol formaram a receita para uma boa prova, além de uma grande performance de diversos atletas.
Na natação, todos os nossos atletas nadaram dentro do planejado. Destaque para Fellipe Santos, que saiu da água com o 2° melhor tempo entre os amadores. Entre as mulheres, a nossa atleta Luca Glaser também fez valer sua grande natação, saindo da água com 57:01.
Na bike, todos os nossos atletas mostraram uma excelente preparação, tanto física quanto mental, pois os 180km podem reservar grandes dificuldades aos mais afoitos e impacientes. Em dia inspirado, Fellipe pedalou para fortíssimos 4:49. Outro destaque foi o estreante Luis Salvi, que entregou a bike com a parcial de 4:55. Entre as meninas, Luca Glaser se manteve constante para fechar em 5:28, além do nosso “motorzinho”, Giovana Peretti, que estreou nos 180km com 5:42.
A corrida num Ironman é a hora da superação, seja para os mais fortes até aqueles que buscam completar a prova. Mais uma vez, Fellipe Santos mostrou que estava num grande dia, coroando a dedicação e o esforço dos últimos meses com uma excelente maratona (2:57), além de conquistar o 2° melhor tempo entre todos os amadores. Outros foram exemplo de muita garra, como a Paula Kredens, que teve uma queda de bike poucas semanas antes da competição, superou as adversidades e cruzou a linha de chegada com de mãos dadas com Kelvin, seu marido. No restante, todos os nossos atletas cumpriram a distância com muita determinação e força, apoiados nas ruas pela grande torcida azul que acompanhou toda a prova.
Foi um dia inesquecível, tanto para nós, da equipe técnica, quanto para vocês, que mais uma vez mostraram o quanto merecem o que conquistam. Certamente, cruzar aquela linha de chegada foi a recompensa por todas as horas de treino e dedicação dos últimos meses. Para nós, que acompanhamos de perto as trajetórias de vocês, fica a sensação de dever cumprido e gratidão pela confiança nos treinos.
Obrigado a todos e até o próximo desafio.