Informativo Webtreino – Fevereiro/2014
05/03/2014Informativo Webtreino – Março/2014
02/04/2014Inaugurando nossa série de entrevistas com os técnicos da Webtreino, conversamos com Fábio Bronze Moreira, que nos contou um pouco sobre a sua experiência como atleta e técnico, sua rotina e os objetivos para o futuro.
1) Conte-nos um pouco sobre o seu histórico esportivo, do início até hoje.
Comecei no triathlon aos 9 anos de idade, nos chamados IronKids, realizados pelo Clube Juventus, com distâncias menores para as crianças. Nessa época fazia natação e sempre fui bastante ativo, andando de bicicleta pelo bairro, correndo e jogando futebol. Aos 13 anos fiz meu primeiro Short Triathlon, aos 15 o primeiro Triathlon Olímpico e aos 17 o primeiro Meio Ironman (Long Distance – Ubatuba). Com 20 anos realizei meu primeiro Ironman em Florianópolis, no ano de 2006.
Aos 14 anos, no ano 2000, comecei a treinar com o jovem técnico Maurício Letzow, que logo em seguida, em 2001, fundou o que hoje vem ser uma das maiores assessorias esportivas do Brasil, a Webtreino Esportes Ltda.
Agora em maio de 2014 participarei do meu quinto Ironman, sendo 4 em Florianópolis e 1 em Lake Tahoe, na Califórnia. Meu melhor tempo nessa distancia foi 9:58:52, em Floripa 2013.
Participei do Mundial de Ironman 70.3 em Las Vegas, 2011. Provas como os Ironman 70.3 de Saint Croix, Pucon e Penha. Campeonato Sulamericano de triathlon em Mar del Plata em 2000. Cruce de Los Andes 2014. Campeão do San Diego Triathlon Classic em 2011. Três vezes top 3 no campeonato brasileiro de Sprint Triathlon. Convocado diversas vezes pela CBTri para representar o Brasil em provas internacionais.
2) E como técnico, qual a sua formação e experiência?
Formado em Educação Fisica pela UFPR 2007, com diversos cursos na área, como o curso de técnico de triathlon nível I da CBTri, Sports Psychology pela SDUIS, Clínica de natação Carlos Fernandez. Técnico de triathlon da Webtreino desde 2010, tendo passado por academias como Gustavo Borges, Aquacenter Batel e Be Happy.
3) Qual a importância da alimentação na sua rotina e o que você tenta passar aos seus alunos?
Tento manter uma alimentação balanceada, sem muita regra ou exceção. Próximo a competições mais importantes, sigo a risca as orientações de minha nutricionista (Yana Glaser). O importante e a qualidade na alimentação, se nutrir e não ingerir calorias vazias.
4) Qual o perfil dos atletas com os quais você trabalha?
Atletas de todos os níveis e diferentes objetivos. Desde os que estão iniciando uma atividade física, pensando na saúde e bem-estar, até atletas que buscam objetivos competitivos, como a classificação para o Mundial de Ironman no Havaí.
5) Desde que começou, você enxerga muita mudança no perfil e nos objetivos dos atletas que entram para a Webtreino?
Atendemos os chamados atletas recreacionais, que fazem do esporte um hobbie, um estilo de vida. Na grande maioria, o esporte não é uma prioridade, pois trabalham full time e tem, em casa, o convívio da família como prioridade. Tem os que se dedicam um pouco mais e conseguem excelentes resultados. Cada um com seu objetivo, seja inclusão social, lazer, saúde ou competição.
6) Conte-nos um pouco sobre as questões de estrutura e treinamento adotadas pela Webtreino nos últimos tempos.
Podemos ver nesse últimos 2-3 anos uma melhora significativa na estrutura da Webtreino, por isso esse salto em tamanho da assessoria. Estamos atentos às necessidades dos nossos clientes, visando sempre atendê-los da melhor maneira possível. Hoje contamos com uma equipe técnica de cinco dos melhores profissionais na área. Convênios com academias e piscinas. Excelente estrutura para treinos outdoor com cavaletes, tenda para hidratação e suplementação, equipe de apoio, carro de apoio, plataforma moderna para envio de planilhas, etc.
7) O que você costuma fazer no tempo livre?
Confundo bastante o meu tempo livre com o trabalho, pois faço realmente o que gosto. Uso bastante do meu tempo livre com o triathlon. Gosto de ler e assistir tudo sobre triathlon e outros esportes. Torcedor do Coritiba, estou sempre que possível no estádio. Uso minhas férias escolhendo alguma competição fora de Curitiba e aproveito para passear.
8) Quais são seus objetivos futuros, como atleta e técnico?
Como atleta, tenho um sonho de participar do Mundial de Ironman no Havaí. Esse ano participo do meu quinto Ironman. Planejo continuar competindo por muitos anos em diferentes distâncias e competições.
Como técnico, espero sempre fazer o melhor para meus atletas. Pretendo continuar estudando e me atualizando. Sempre atendendo as necessidades de cada atleta individualmente. Conseguir atingir os objetivos estipulados por mim e pelos atletas. Resultados expressivos são sempre bacanas de alcançar.