Treinos mais efetivos para atletas master

Os atletas master, normalmente definidos como aqueles com mais de 40 anos, muitas vezes têm maiores desafios em relação aos mais jovens quando se trata de manter a consistência nos treinamentos e períodos de recuperação adequados. Trabalho, família, aumento da necessidade de recuperação e falta de tempo são apenas alguns dos fatores que podem impedir o progresso nos treinamentos.

No entanto, isso não é razão para abandonar metas, recordes pessoais ou novos desafios. Seja qual for a sua motivação, uma preparação correta é o melhor caminho. Nesse sentido, algumas práticas e planejamentos corretos são passos essenciais para o sucesso com os treinos e provas. Confira:

Estabeleça um plano

O primeiro passo, e talvez mais essencial, é ter uma compreensão realista do que você pode e não pode fazer com seu tempo. Estime o seu tempo disponível de forma precisa e real. Caso contrário, em pouco tempo você vai se ver levantando às 3 da manhã no spinning para fazer um segundo treino às 9 da noite, depois de ficar com os filhos. Privações extremas só levam a uma recuperação inadequada, mal-estar e mal-humor.

Depois de avaliar as horas disponíveis, viagens de trabalho, férias etc, procure o seu técnico para que, juntos, vocês definam as sessões de treino e um calendário de provas que concilie sua disponibilidade e metas.

Menos é mais

Ao olhar para esse tipo de planejamento, pode ser que você fique preocupado(a) com a falta de volume. No entanto, evidências comprovam que trabalhos com maior intensidade e menos volume são tão benéficos quanto longas horas de treinos em ritmos mais confortáveis. Na Webtreino, esse tipo de treinamento vem surtindo efeitos muito positivos com alguns atletas, num equilíbrio entre treinos intensos, menor volume e recuperação adequada.

Treinamento de força e cuidados extras

Após os 40 anos de idade, a densidade muscular começa a diminuir. É uma batalha contra o tempo e, apesar de muitos triatletas sentirem dificuldade em encaixarem treinos de força numa programação já enxuta, a necessidade desses trabalhos extras é um fator inegável.

Para lidar com a falta de tempo, estabeleça rotinas simples de exercícios de força que possam ser realizados em casa. 10 a 20 minutos por dia costumam ser suficientes. Exercícios com base em halteres, cabos e peso corporal são excelentes nesse tipo de trabalho. Converse com o seu técnico.

Use a criatividade e seja flexível

Numa vida composta por diversas variáveis, mesmo o menor planejamento pode sair dos eixos com facilidade. Diante disso, você precisa aprender a relaxar. Se for para manter a harmonia e o equilíbrio, converse com seu técnico e faça mais dias off.

Limite os problemas para que o estresse não tome conta de você. Perdeu um treino chave? Tente reorganizar a sua agenda e fazê-lo outro dia. Se mesmo assim você não conseguir recuperar a atividade, esqueça disso e reorganize as próximas atividades com o seu técnico, para que você siga com o progresso esperado.

De modo geral, para atletas endurance, a consistência é o fator mais primordial para o sucesso nos treinos e provas. Às vezes, se sua agenda não está permitindo que você faça 1h30 de corrida, use aqueles 40 minutos disponíveis e corra mesmo assim. Melhor isso que saltar um treino somente porque não irá conseguir completá-lo na totalidade.

Em suma, trace um plano realista, se cobre na medida certa e prossiga rumo aos seus objetivos!

Webtreino
Webtreino
A Webtreino surgiu no ano de 2000, sendo a empresa pioneira na área de Assessoria Esportiva em Curitiba e uma das primeiras no Brasil.

2 Comentários

  1. Jonas E Chorociejus disse:

    Sou velejador Master em dupla com minha esposa e gostaria de saber treino os específicos para vela de monotipo, aqueles que usam o corpo pra escorar o barco.
    Agradeço pelas dicas úteis q puderem conceder.
    Boa semana,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simple Share Buttons