Aspectos essenciais da natação para triatletas
Aspectos essenciais da natação para triatletas
15 de agosto de 2018
5 maneiras de prevenir lesões de corrida
10 de outubro de 2018
Ver todos

Como evitar que a pressão social atrapalhe seu treinamento

Como evitar que a pressão social atrapalhe seu treinamento

A pressão social está em toda parte, e nos esportes isso não é diferente. Mídias sociais, grupos, academias e clubes são ambientes naturalmente competitivos – não há como evitar!

De fato, a pressão social pode ser saudável e nos unir como atletas, mas em alguns casos ela pode prejudicar seu progresso. Confira:

A mentalidade do “quanto mais, melhor”

Os seres humanos estão sempre se comparando aos seus pares. Faz parte da nossa natureza, pois as pessoas são incapazes de julgar suas próprias habilidades sem referência a alguns critérios, especialmente a habilidade dos outros.

Ao comparar seu treinamento com os outros, muitas pessoas acabam caindo no erro de achar que “quanto mais, melhor”. Isso acontece porque sentimos que nunca estamos fazendo o suficiente em comparação aos nossos colegas. Então adicionamos sessões de treino, aumentamos o volume, aumentamos a intensidade e o que for necessário para acompanhar o que “parece” ser a realidade dos outros. Infelizmente, se não mantivermos nossos olhos em nosso próprio papel, isso pode levar a lesões ou overtraining.

FoMO ou “Fear of Missing Out”

Ver aquela foto do pódio, da linha de largada ou a postagem de viagem podem fazer com que você sinta que perdeu a oportunidade do ano ou a prova da sua vida. Sentir-se inspirado pela comunidade do seu esporte pode ser bom, mas o “medo de ficar de fora” (em inglês FoMO ou “Fear of Missing Out”) pode fazer com que você se inscreva para provas que não está pronto, ou que não se alinham com sua base de treinos.

Felizmente, esse tipo de problema é fácil de evitar. Antes de clicar em enviar na página de inscrição de uma prova, consulte seu técnico ou dê uma olhada em seu plano anual de treinos e outros compromissos, determinando se você tem espaço para esse desafio ou se está apenas com desejo de estar permanentemente conectado com o que os outros estão fazendo.

Inveja e tecnologia

Muitos de nós já topamos com essa situação: você vê aquela linda bicicleta nova que seu amigo postou no Facebook ou no Instagram, e de repente você está verificando seu limite de crédito ou vendendo todas as suas coisas usadas para justificar uma nova aquisição. O equipamento de alta tecnologia evolui constantemente e vivemos em uma sociedade de obsolescência planejada. É fácil sentir que você está ficando para trás, ou que o tempo e a energia que você está investindo em seu treinamento serão desperdiçados se você não estiver com os melhores equipamentos.

Mas enfatizar o equipamento pode minar sua confiança e até tirar seu foco do treinamento. É importante ser capaz de distinguir se o novo “brinquedo” que você deseja realmente mudará sua vida, ou se você pode encontrar a mesma vantagem sem abrir sua carteira. Atletas de nível iniciante a intermediário, por exemplo, devem priorizar a aprendizagem do esforço percebido antes de partirem para a compra de um medidor de potência. E essa nova bike TT não vai te ajudar muito se você tiver uma pedalada terrível e sem força central. Resistir à compra de novos equipamentos requer alguma honestidade e, às vezes, humildade – mas faz com que a atualização pareça um luxo quando você decide ir em frente!

Todo atleta experimenta pressão social em treinos e provas. Seja o medo de ficar de fora de uma prova, a ansiedade de treinar, ou a sensação de que o nosso equipamento não está à altura – é o que nos torna humanos e o que torna tão divertido competir! Mas não precisa atrapalhar seu próprio progresso, pois os atletas mais bem-sucedidos são aqueles que podem estar cientes de seus concorrentes enquanto confiam em si mesmos.

Webtreino
Webtreino
A Webtreino surgiu no ano de 2000, sendo a empresa pioneira na área de Assessoria Esportiva em Curitiba e uma das primeiras no Brasil.
Simple Share Buttons