Erros comuns cometidos por triatletas
12 de novembro de 2018
Aumente sua confiança com os treinos simulados
Aumente sua confiança com os treinos simulados
12 de março de 2019
Ver todos

Planeje o seu início de temporada

O ano está começando e traz consigo uma sequência de novos planos para embalar de vez em 2019. Seja qual ou quais forem seus objetivos, esse é o momento de pensar e planejar bem tudo o que virá pela frente, sem tirar os pés do chão. É preciso organizar sua agenda e compromissos, bem como sua possível rotina de treinamento para as próximas semanas ou por meses até conquistar seu alvo, mantendo o foco e concentração para que nada lhe possa atrapalhar o caminho.

Volte lentamente

É natural que o retorno aos treinos no início do ano seja um pouco mais lento do que você gostaria. Seu corpo se habitua rapidamente a alguns dias de pausa e descanso, mas não pense que isso irá atrapalhar seu desempenho. Quando planejado, uma pausa total de atividades faz bem ao seu corpo lhe permitindo um retorno às atividades lento, porém após um curto período de readaptação você se apresentará melhor que antes, e sem o cansaço acumulado no decorrer da temporada anterior.

Programe-se

Após o período de férias ou descanso, tenha ficado alguns dias parado ou não, o início da temporada é delicado e muito importante pois é aqui que geralmente você irá pensar e projetar seus objetivos e começar a trilhar até que possa lhes atingir ao longo de todo o ano. Para tanto, é preciso se programar e estudar alvos reais. É preciso entender que não se deve “pular etapas”, então um planejamento real daquilo que você espera nessa temporada pode ser o passo mais importante para lhe preservar e permitir um avanço constante no decorrer de cada sessão de treino.

Organize o seu tempo

Ao passo que seus objetivos são atingidos e alterados, ano após ano você precisará repensar com cuidado e importância a organização de sua agenda. Antes de definir suas provas, junto de seu treinador, você deve pensar muito bem seu tempo e rotina. Seus compromissos devem ser monitorados afim de lhe permitir, além do treinamento, o devido tempo para descanso e recuperação. Caso sua rotina seja pouco flexível, repense seu objetivo dando atenção à qualidade de suas atividades, evitando se frustrar ao criar uma expectativa mais alta do que se pode alcançar.

Por fim, fale com o seu treinador (sempre)

Todos esses cuidados em planejar, pensar, organizar, etc… podem e devem ser feitos juntos de ninguém mais que seu treinador. Você não precisa e nem deve tomar sozinho as decisões acerca das competições, de seu desempenho, de onde quer ou pode chegar, de quantas ou quais provas fazer no decorrer deste ano. Conhecendo seu perfil, seu treinador poderá lhe dar todo o suporte necessário, ajudar a entender melhor os caminhos e percorrê-los senão com facilidade, com menor dificuldade.

Tendo já tomado suas decisões, organizado suas tarefas, planejado o passo a passo de cada conquista e/ou realização, talvez haja algo ainda mais importante que tudo isso: mantenha o foco. Não perca a disciplina. Lembre-se sempre de suas escolhas e do que foi decidido agora para até o final da temporada. Nada é imutável, logo algumas coisas terão necessidade em ser alteradas, mas não se deixe desviar dos caminhos. Seus objetivos provavelmente fazem parte de um sonho, então não deixe de tentar realiza-los.

Fernando Bazalha
Fernando Bazalha
Professor da Webtreino desde dezembro 2013, Fernando Bazalha é atleta amador de triathlon, com participação no Campeonato Mundial da ITU, IRONMAN e outras provas.
Simple Share Buttons