Menos 30Kg em poucos meses e rumo ao primeiro Triathlon: conheça a história de Rodrigo Zilli - Webtreino

Menos 30Kg em poucos meses e rumo ao primeiro Triathlon: conheça a história de Rodrigo Zilli

Menos 30Kg em poucos meses e rumo ao primeiro Triathlon: conheça a história de Rodrigo Zilli

Conheça a história do nosso atleta Rodrigo Zilli, de 30 anos. Consultor de investimentos e Chef de cozinha, Rodrigo entrou para a Webtreino no começo de 2019 buscando mudanças em relação a saúde e bem-estar. Sedentário até então, na época ele estava com 116Kg e obesidade nível I, mas isso não foi impedimento para que sua vida desse uma guinada radical. Confira:

Qual era a sua situação antes de chegar na Webtreino?

Dia 1 de janeiro pesava 116Kg, não tinha muito ânimo nem fôlego para nada. Meus exames de colesterol, triglicerídios, glicemia estavam todos em patamares ruins e bastante preocupantes. Estava em obesidade nível I e absolutamente sedentário há anos. Minha rotina era basicamente trabalhar (sentado no escritório) e comer – sempre gostei muito de comer bem e nunca tive moderação, então comia sempre o máximo possível, sem preocupação com qualidade nutricional.

O que o levou a entrar para o triathlon e qual o desafio que queria enfrentar?

O Triathlon sempre foi uma modalidade que gostei, por ser muito completa. Mas o fator determinante para eu começar de fato a treinar, foi a saúde. Tenho um filho pequeno 1 ano e 8 meses, atualmente. No final de 2018 fui brincar com ele no parquinho do prédio e 10 minutos depois eu estava ofegante e não aguentava mais, estava quase passando mal. Foi ali que percebi que precisava mudar radicalmente meu estilo de vida para poder acompanhar meu pequeno. Então tracei minha meta para o ano de 2019, que era perder 25Kg durante este ano e completar uma prova de triathlon.

A primeira já foi atingida e ultrapassada, a segunda está muito próxima.

Conte como foi sua trajetória até o momento atual: treinos, provas, alimentação, quantos quilos perdeu.

Pois bem dia 1º de janeiro de 2019 subi na balança e tava lá: 116kg! Naquele mesmo dia eu comecei uma dieta por conta (o que não aconselho a ninguém), e assim levei por 20 dias. Só então entrei na assessoria da Webtreino e iniciei meus treinos.

No começo foi MUITOOO difícil! Tudo doía, eu me cansava logo no início dos treinos, não conseguia correr por 500m (hoje corro 8km tranquilo), o dia seguinte sempre era um sofrimento. Porém eu estava realmente convicto do meu propósito e não deixei de ir em nenhum treino, a não ser nos coletivos (confesso que sentia vergonha). Aliás, este é um grande truque: NUNCA deixe de treinar por PREGUIÇA, ADAPTE SEUS HORÁRIOS ACORDE MAIS CEDO, TREINE NO HORÁRIO DO ALMOÇO, enfim, torne o seu treino um compromisso inadiável, de suma importância, até que ele vire um hábito.

Após cerca de 40 dias comecei o acompanhamento com minha nutricionista, pois eu sabia que precisava adequar minha alimentação e minha carga de treinos. Dali em diante tudo foi melhorando. Minha performance nos treinos melhorou, minha qualidade de vida sofreu uma transmutação, a qualidade do sono é outra, enfim, só benefícios.

A alimentação foi um ponto crítico, porque o maior esforço era o psicológico: lutar contra a própria cabeça querendo que você coma mais e mais e você tem que ser FIRME e saber que não precisa. Porém, depois de umas 3 semanas o nosso cérebro parece que entende e fica um pouco mais fácil.

Pois bem, as semanas foram passando, as dores dos treinos diminuindo, a resistência aumentando, e os quilos foram sendo eliminados. Hoje estou com 31Kg a menos do que no dia 1º de janeiro (atualmente 85Kg).

Agora estou na reta de preparação para minha primeira prova de triathlon, que acontecerá dia 16 de junho, em Miami – EUA.

Quais os desafios daqui pra frente?

Daqui para frente o foco é evoluir nos treinos e manter um peso e um estilo de vida saudáveis.

Os grandes desafios daqui para frente serão: em 2020 fazer um Triathlon Olímpico, 2021 um IRONMAN 70.3 e 2022 fazer o IRONMAN.

Deixe um recado para quem também está pensando em mudar de vida através do esporte.

O primeiro passo para qualquer mudança é se conscientizar de que você PRECISA mudar (não basta apenas querer). Mudanças SEMPRE são complicadas, pois elas nos tiram da nossa zona de conforto, pois entramos em um universo desconhecido, e quando falamos de esportes, vai envolver dor (física) no começo, desconforto, preguiça. Mas se temos a consciência de que PRECISAMOS mudar, passaremos por cima de toda a dor, atropelaremos a preguiça e chutaremos o desconforto. E qual é a fórmula secreta para conseguir tudo isso?

Simples, tem um remédio chamado, “Vergonha na Cara 100mg”, mas só funciona se for acompanhado de DISCIPLINA e DETERMINAÇÃO.

O nosso cérebro é incrível! Reprograme ele, faça ele entender que o que é difícil é ficar parado.

Quando seu cérebro entender isso, PRONTO, o esporte virou um HÁBITO e você não vai mais querer voltar atrás.

E o reconhecimento é algo fascinante e motivador. É muito bom quando você encontra alguém que vê toda a sua mudança, que fica feliz e vibra com você. Mas isso só vem se você der os primeiros passos.

Webtreino
Webtreino
A Webtreino surgiu no ano de 2000, sendo a empresa pioneira na área de Assessoria Esportiva em Curitiba e uma das primeiras no Brasil.
Enviar mensagem via WhatsApp
Simple Share Buttons