Mantenha sua motivação treinando em grupo - Webtreino

Mantenha sua motivação treinando em grupo

Quantas vezes você vacilou com a sua programação de treinos? De fato, todos os atletas ficam cansados, seja fisicamente, mentalmente ou emocionalmente, principalmente quando se atravessa anos praticando a mesma atividade. E isso pode ficar ainda pior quando a motivação está em baixa. Sem ela, o que era uma rotina de treinos bem definida se transforma em uma monotonia brutal em pouco tempo.

Como lidar com essa questão? Sem dúvida, existem diversas respostas possíveis. Mas o que observei trabalhando na Webtreino, onde os treinos coletivos fazem parte da rotina semanal de muitos atletas, é que a comunidade do triathlon é um dos principais fatores para que os atletas mantenham a motivação dia após dia. Desafios e testes em grupo, a camaradagem nos treinos difíceis e as diversas histórias compartilhadas por todos são apenas alguns dos pontos fortes dessa interação.

Pensando nisso, preparei alguns pontos para se manter a motivação através dos treinos em grupo. Confira:

Parceiros de treinamento

Em qualquer programa de treinamento, há momentos em que você deve baixar a cabeça para se concentrar inteiramente naquilo que precisa fazer. Isso ocorre em alguns testes e simulados. No entanto, na maioria das ocasiões, bons parceiros podem te ajudar a distrair a dificuldade, superar os kms mais tediosos ou atingir novos níveis de desempenho.

Grupos

É quase unânime: manter a motivação nadando sozinho(a) durante muito tempo é uma das tarefas mais difíceis para os triatletas. Na maioria dos casos, ingressar em um grupo que nade no mesmo horário e com objetivos semelhantes é uma das melhores maneiras para se manter a constância na natação. Isso porque, além do aspecto social e da interação, ao acompanhar outros atletas, seus níveis de desempenho aumentarão e sua motivação também.

Treinos coletivos

Como já dissemos, aqui na Webtreino nós trabalhamos com uma programação semanal de treinos, todos ofertados aos nossos atletas que residem em Curitiba. Presentes em parques, velódromo e estradas, nossas atividades são, há vários anos, uma excelente oportunidade para que todos possam treinar com acompanhamento e em grupos. De fato, ao participar desses treinos, a maioria dos nossos atletas não tarda a achar bons parceiros, sempre dispostos a utilizar os treinos coletivos para realizar suas atividades.

É assim que vemos muitos dos nossos atletas mantendo uma rotina esportiva ano após ano, o que nos leva a crer que o aspecto social é um dos mais fortes fatores para prolongar a prática de qualquer esporte.

Por isso, se a sua motivação está falhando, procure um grupo para nadar, pedalar ou correr. Isso te levará a uma melhor condição emocional e mental, além de te ajudar a alcançar performances ainda melhores.

Mario Benato
Mario Benato
Formado em Educação Física pela Faculdade Integradas do Brasil (UNIBRASIL) e técnico de triathlon desde 2012.
Simple Share Buttons