Como se classificar para o Mundial ITU 2019
15 de dezembro de 2017
Estratégias para driblar o nervosismo nas provas
14 de fevereiro de 2018
Ver todos

A importância dos exames médicos para os atletas

O exame médico é um passo essencial tanto para aqueles que pretendem começar a praticar uma atividade física quanto para os atletas mais experientes. Para os primeiros, a avaliação clínica pré-participação (ACPP) é primordial para o futuro atleta fazer uma checagem geral da sua saúde, tirar dúvidas e prevenir-se de qualquer complicação. Segundo o Dr. Marcello Zapparoli, médico cardiologista, essa etapa busca diagnosticar alterações no organismo que possam trazer riscos e complicações, como a doença arterial coronariana, ou mesmo doenças congênitas possivelmente desconhecidas, mas que possam contraindicar atividades mais intensas.

Além dessa etapa inicial, o médico também recomenda a todos os atletas (iniciantes ou não) que façam avaliações médicas regularmente, visando identificar alterações que possam decorrer do treinamento ou que eventualmente possam ter surgido neste intervalo. Lembrar que fazer atividade física é saudável e prolonga a sobrevida mas não nos torna imunes a doenças cardiovasculares.

Vale ressaltar ainda que cada exame depende de fatores individuais, como a idade, histórico pessoal e familiar, queixas e a exigência física dos treinos e provas que o atleta pretende fazer. Assim, “testes como o eletrocardiograma de repouso, o teste ergométrico e o ecocardiograma são básicos e podem diagnosticar possíveis riscos cardiovasculares. Há também algumas avaliações fisiológicas, como a ergoespirometria, os testes de força, de potência, baropodometria, entre outros, que também podem ser realizados para a otimização da performance física””, relata o Dr. Marcello.

Portanto, mantenha os exames médicos em dia, pois essa é a melhor maneira de aliar desempenho e segurança ao treinar e competir.

Fonte: Dr. Marcello Zapparoli – CRM 17219 – Cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Webtreino
Webtreino
A Webtreino surgiu no ano de 2000, sendo a empresa pioneira na área de Assessoria Esportiva em Curitiba e uma das primeiras no Brasil.
Simple Share Buttons