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Estratégias para driblar o nervosismo nas provas

Existem muitas razões para os atletas sentirem-se nervosos antes de um evento. Seja a sua primeira prova ou a 50ª, o fato é que ao estar na areia à espera da largada fará você experimentar algum tipo de ansiedade e nervosismo.

O coração começa a bater mais rápido. As mãos suam. É difícil se concentrar, a respiração fica superficial e você fica se perguntando se dará tempo de ir novamente ao banheiro…

Mesmo assim, existem algumas maneiras de lidar com a situação, fazendo com que você se sinta mais confiante e domine a ansiedade no dia da prova. Confira:

Aceite o fato

Ficar nervoso(a) faz parte do jogo. Espere e aceite-o. Na verdade, alguns atletas experientes dirão que a verdadeira preocupação antes de uma prova acontece quando o nervosismo não vem. Num certo limite, a ansiedade pode ser um facilitador para que você alcance o que tem de melhor. Outra coisa a aceitar é o fato de que o sono da noite anterior não será dos melhores. Não se preocupe com isso, pois fisiologicamente você será capaz de competir da mesma maneira que se tivesse uma boa noite de sono.

Frio na barriga

A adrenalina desencadeia uma série de respostas fisiológicas. Uma das mais comuns é o frio ou um certo desconforto na barriga. Para isso, a dica é não se desesperar. Muitos atletas pensam estar mal, com algo mais sério, mas a verdade é que, na maioria dos casos, basta uma mudança de perspectiva para que se encare a situação de maneira natural. Portanto, tenha sempre em mente que o frio na barriga pode acontecer, e basta o som da largada ser dado para ele desaparecer.

Pare de se comparar

Ficar comparando-se com os outros competidores, preocupando-se com o local onde irão largar ou com o que irão fazer na prova, é uma das piores atitudes nessas situações. Avalie o seu sucesso com base nos seus objetivos e desempenho, independentemente do que os outros fazem ao redor. Procure encarar a sua prova, pois cada competição é diferente, mesmo que as suas condições sejam similares a de outros atletas. Confie no seu treinamento e concentre-se no que você deve e quer fazer.

Motive-se

As emoções desempenham um papel importante no seu comportamento. Na hora da tensão, procure pensamentos positivos e confiantes. Imaginar que você está num bom dia, que a diversão é um fator importante, ou lembrar de momentos felizes ou pessoas queridas é um dos caminhos para lidar com os nervos.

Foque no agora

Este não é o momento de se voltar ao passado, pensar sobre o que deveria ter feito no treinamento etc. Também não é hora de ficar apenas com o pensamento no futuro, imaginando o resultado da prova. Aqui, a dica é preocupar-se apenas com o momento, pois é ele que irá te mostrar como deve reagir e adaptar-se aos desafios do momento. Portanto, respire, permaneça no momento presente e aproveite o dia!

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A Webtreino surgiu no ano de 2000, sendo a empresa pioneira na área de Assessoria Esportiva em Curitiba e uma das primeiras no Brasil.
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